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Vantagens e desvantagens dos treinos por aplicativos

. | postado em 11/08/2021

9 Agosto 2021  | Seção: Treinos  |  Categoria: Dica

Profissional de educação física explica como os apps e plataformas online podem ajudar ou atrapalhar a rotina de exercícios. Saiba como aproveitar a tecnologia a favor do seu desempenho

 

Com pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, os aplicativos, popularmente chamados de "apps", se tornaram uma alternativa que favorece a manutenção da saúde, com praticidade e sem exposição aos riscos de contaminação pelo vírus. Todavia, tudo que é novo e mexe com a saúde deve ser analisado com cuidados que, no mundo da desinformação online, podem ser fundamentais para uma atividade física segura e benéfica. Embora já muito refutado pela ciência, o entendimento de que existe um jeito certo de se movimentar faz com que muitas pessoas sejam paralisadas pelo medo de simplesmente experimentar algo novo. Isso traz algumas desvantagens para os apps, visto que ainda há muita resistência em praticar um exercício sem um guia presencial. O Eu Atleta conversou com a educadora física Mariana Coutinho para listar uma série de benefícios e malefícios de se exercitar com apps, seguindo dicas para melhor aproveitar a ferramenta.

Diferentemente do que costumamos escutar, treinar por conta própria não é perigoso. É claro que estou levando em conta pessoas que não possuem complicações maiores, que possam ser agravadas pelo exercício e/ou orientação errada. Mas até quando guiado, o educador físico precisa saber das limitações do praticante. Precisamos desmistificar a ideia de um corpo frágil que pode se machucar a qualquer momento e encorajar as pessoas a se movimentarem mais, reconhecendo e respeitando suas individualidades ? destaca Mariana Coutinho, profissional de educação física e consultora técnica do Clube de Corrida Virtual Brasil.

Para a especialista, não há dúvidas de que os aplicativos para treinamento físico são uma nova abordagem para cuidar da saúde, e que eles vieram para ficar. Afinal, enquanto alguns resistem aos apps, outros adotaram e não pretendem abandonar mesmo após a pandemia estar controlada. Mas é fundamental escolher um aplicativo que seja ideal para a particularidade de cada um. Uma dica importante é experimentar as versões gratuitas das diferentes plataformas e encontrar aquela que mais combina com a rotina e os gostos do usuário. É válido ressaltar que um profissional de educação física também poderá ajudar a escolher o app que mais se adequa aos objetivos e necessidades de quem quer assinar uma nova plataforma de treinos.

De acordo com a opinião do médico do exercício e do esporte Fabio Peralta Mathias, é melhor as pessoas se manterem fisicamente ativas do que sedentárias, mas é essencial tomar os devidos cuidados para que a prática da atividade física ajude e não cause maiores problemas.

 

Confira as recomendações médicas:

* Procure saber se sua condição clínica permite fazer exercícios regulares com segurança (se você tem alguma doença crônica, se toma remédios de uso regular ou tem histórico clínico que necessite de maiores cuidados). É sempre recomendável uma consulta médica antes;

* Se você não tem experiência prévia com exercícios físicos, o ideal é fazer primeiro com a supervisão de profissionais de educação física, para seguir orientações que diminuam o risco de lesões por erro de execução ou de postura ao fazer a atividade;

* Respeite os sinais que seu corpo envia: ao menor sinal de dor ou desconforto significativo, pare com aquele exercício;

* Nunca se exercite em jejum, nem se exercite com a barriga muito cheia. Faça refeições leves com boa antecedência;

* Certifique-se de que o ambiente é adequado e seguro, para evitar acidentes, e use vestuário confortável e seguro, diminuindo a chance de escorregar ou tropeçar;

* Se você tem uma doença crônica em tratamento, principalmente doença cardiovascular, evite iniciar exercícios sem supervisão e antes de falar com seu médico;

* Prepare bem o ambiente onde vai fazer seus exercícios, para evitar acidentes;

* Calçados apropriados são fundamentais. Evite fazer exercícios de meias, para não escorregar. Se fizer descalço, redobre o cuidado;

* O uso de pesos ou halteres precisa ser dimensionado para não extrapolar a capacidade do indivíduo, o que pode acarretar lesões musculares;

* A postura ao executar os exercícios é crucial. A sobrecarga na coluna lombar é comum quando são mal executados, podendo acarretar problemas sérios;

* Atenção especial para as articulações de membros inferiores como quadris, joelhos e tornozelos ao executar exercícios envolvendo o peso do próprio corpo;

* Menos é mais: comece com cargas baixas e respeite os sinais de fadiga ou de dor. Avance gradativamente na intensidade e no volume dos treinos.

 

 

Benefícios dos aplicativos:

O treinamento físico on-line através de aplicativos oferece uma praticidade que permite aos usuários treinarem sem sair de casa, otimizando o tempo que era perdido com deslocamentos que agora podem ser aproveitados com outras tarefas pessoais.

Com a vida agitada dos dias atuais, muitas pessoas não conseguem separar uma hora do seu dia para se exercitarem, e os apps dão mais flexibilidade para encaixar o treino na rotina, visto que permitem uma configuração onde você seleciona a duração do programa de exercício do dia.

Outro ponto fundamental é o baixo custo para se inscrever nos apps, facilitando a adesão a prática regular de exercícios físicos para todos.

Um diferencial de muitos apps é a customização do perfil de usuário, onde é possível inserir informações e a Inteligência Artificial personaliza os treinos, considerando também os objetivos traçados pelo próprio usuário.

Vale ressaltar que um dos principais benefícios dos treinos por aplicativos é a autonomia que é gerada, visto que o usuário, ao longo de cada treino, desenvolve sua confiança, conhecendo seu corpo, suas capacidades e seus limites. Esta prática vai fortalecendo a ideia de um corpo capaz.

 

Cuidados com os aplicativos

A socialização também é um fator importante quando falamos em saúde; e muitos apps não favorecem a interação entre os usuários, tornando o exercício algo muito solitário. Porém, existem iniciativas que estimulam a criação de comunidades de pessoas com os mesmos interesses, garantindo uma maior motivação e engajamento na prática regular da atividade física, sendo ótimos aliados dos apps.

É preciso ter cuidado com a autossabotagem, pois tendo a liberdade de escolher o que quer fazer, a pessoa pode muitas vezes repetir os mesmos programas de exercícios, ficando em sua zona de conforto, sem desafiar suas capacidades e oferecer ao corpo a variedade de estímulos necessária para se manter saudável.

Chama a atenção a quantidade de aplicativos que supervalorizam a estética e a performance, com promessas irreais, que geram frustração e afastam o usuário de um comportamento direcionado à saúde e ao bem-estar.

É importante salientar que uma avaliação clínica mais criteriosa realizada por um profissional de educação física é fundamental para aquelas pessoas que têm alguma condição de saúde mais específica, como cardiopatias, dores crônicas, entre outras.

Precisamos incentivar mais a cultura do movimento, onde deixamos de enxergar o exercício físico somente como uma prática sistematizada para ganho de força, flexibilidade e condicionamento físico para entendermos o movimento como algo mais amplo e generalista que nos permite ter mais eficiência nas tarefas cotidianas, sejam estas as atividades de vida diárias, o esporte ou o lazer ativo. Esta é uma visão mais voltada para a promoção da saúde ? reforça Coutinho.

Fontes: Mariana Coutinho é sócia-fundadora do Espaço Mari Coutinho? tratamento da dor, consultora técnica do Strive Smart Workouts e do clube de assinatura Corrida Virtual Brasil, graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Dor pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fabio Peralta Mathias é médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte. Também é o atual Diretor Científico da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro (SMEERJ) e sócio-fundador da Care - Medicina & Reabilitação e Membro do corpo clínico da G2 Health Medicina Integrada.

Fonte: Eu Atleta | https://www.fitestrong.com.br/secaodesktop/treinos/1477/vantagens-e-desvantagens-dos-treinos-por-aplicativos

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