Compartilhando conhecimento

Esportistas podem usar suplementos alimentares? Entenda

. | postado em 21/12/2021

21 Dezembro 2021  | Seção: Nutrição  |  Categoria: Suplementos

    A nutricionista Cris Perroni responde a pergunta e ainda lista opções para quem busca mais energia ou precisa tratar carências nutricionais

Pensando em saúde, controle de peso e desempenho esportivo, a base é alimentação e exercício físico. Praticar exercício físico não é opcional, opção é a escolha da modalidade para que seja prazerosa, duradoura e atenda aos objetivos. Podemos dividir em categorias diferentes de praticantes de exercício: esportista, atleta, atleta amador ambicioso e atleta de "alto rendimento".

- O esportista realiza algum tipo de exercício, mas sem a finalidade de competição, busca saúde física e mental.

- O Atleta pratica uma ou mais modalidades regularmente e participa de algumas provas.

- "Atletas amadores ambiciosos" são indivíduos que não vivem do esporte, mas que chegam a treinar um número de horas próximo aos atletas de alto rendimento e buscam desempenho, performance.

- Atletas de alto rendimento ou "Pro": se dedicam a atingir alto desempenho e vivem do esporte.

Em todas as categorias, o planejamento das estratégias nutricionais deve levar em conta: estilo de vida, história clínica, hábito alimentar, prática esportiva e objetivos. As estratégias são elaboradas após anamnese alimentar, uma entrevista. A prescrição é feita de forma individualizada. E, para atletas, deve ser revista em diferentes fases de treinamento e competições.

Suplementos podem ser usados por esportistas? Sim, quando há necessidade em complementar à dieta. É preciso cautela com o consumo de suplementos. Eles são a "cereja do bolo", por isso devem ser usados com indicação profissional, na dose e no momento adequado. Atenção à leitura dos rótulos dos suplementos, descrição de ingredientes e dose por porção.

 

Alguns exemplos de suplementos mais utilizados:

- Para tratar carências nutricionais: vitaminas, minerais, proteínas

- Para fornecer energia: bebidas esportivas, gel ou jujubas de carboidratos, TCM (triglicerídeos de cadeia média)

- Nutrientes ou substâncias isoladas: cafeína, taurina, teacrina, creatina, glutamina, nitrato (beetroot e beterraba), sódio, BCAA, HMB, proteína (whey protein, caseína, proteínas vegetais), probióticos, beta-alanina, micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e compostos bioativos, para promover saúde e desempenho esportivo.

 

Fonte: Eu Atleta | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/nutricao/1752/esportistas-podem-usar-suplementos-alimentares-entenda

Pagamento
Tecnologia

© 2021 - Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar