Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Anvisa proíbe propaganda de produtos com gestrinona

. | postado em 29/12/2021

29 Dezembro 2021  | Seção: Saúde  |  Categoria: Artigos

A gestrinona é um hormônio esteroide com ações anabolizantes que vem ganhando adeptos no Brasil através do seu uso no chamado chip da beleza?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em dezembro a propaganda da gestrinona e de produtos que contêm essa substância. A gestrinona é um hormônio esteroide com ações anabolizantes que vem ganhando adeptos no Brasil através do seu uso no chamado "chip da beleza".

O uso do dispositivo está vinculado a possíveis efeitos terapêuticos no tratamento de sintomas da menstruação, menopausa, doenças dependentes do estrogênio (hormônio feminino) ou contracepção.

Contudo, seu uso se popularizou devido aos seus supostos efeitos colaterais, que podem incluir aumento de massa muscular, da libido e da disposição física.

Para o endocrinologista Alexandre Hohl, presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT) da SBEM, essa movimentação da Anvisa é importante, já que a propaganda dos implantes de gestrinona são comuns, principalmente em redes sociais.

"Essa foi uma movimentação importante para que possamos tentar frear os excessos de uso inadequado de hormônios no Brasil, no caso do uso de gestrinona, como um anabolizante no chamado 'chip da beleza'", destaca.

Em novembro, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) divulgou nota para esclarecer que não recomenda o uso de implantes hormonais de gestrinona, seja para fins estéticos ou terapêuticos.

O uso dos chips da beleza já tinha sido criticado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Os dispositivos não têm registro específico dentro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Fonte: G1 | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/saude/1767/anvisa-proibe-propaganda-de-produtos-com-gestrinona

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar