Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Manter-se magro é mais difícil do que perder peso

. | postado em 31/12/2021

30 Dezembro 2021  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

    Programas de emagrecimento que exigem dietas muito restritivas e rotina de exercícios excessivamente intensas não são sustentáveis a longo prazo. Fisiologistas explicam

Emagrecer ou ser magro? Essa é uma conversa que temos tido com muitos pacientes e amigos nas últimas semanas. Esse tópico fica sempre em evidência nessa época por dois motivos especiais: a chegada do verão e o início de um novo ano que acaba sempre trazendo aquele desejo de mudança. Ano Novo, vida nova, novos hábitos.

Quem nos acompanha sabe bem que vivemos aquilo que pregamos: exercícios regulares e alimentação consciente estão presentes no nossos dia-a-dia. Claro que metemos o pé na jaca como todo mundo, mas a diferença é que não permitimos que a exceção vire regra. Esse é o grande "pulo do gato" pra quem quer manter o corpo que deseja: não deixar a exceção virar regra. Além disso precisamos entender que perder peso é diferente de emagrecer.

Perder peso é relativamente fácil, emagrecer (perder gordura) é mais difícil e manter-se magro é um processo ainda mais complexo pois envolve mudança de hábitos.

Dietas extremamente restritivas e programas de exercícios intensivos jamais se encaixarão na nossa rotina de longo prazo e vão acabar levando ao famoso efeito rebote, resultado de manifestações como compulsão alimentar e aversão ao exercício. Programas de emagrecimento desenhados dessa maneira não são sustentáveis e não levam ao aprendizado.

O segredo é aprender a comer tudo o que gostamos e ainda assim manter o corpo que desejamos. Sem "demonizar" e culpar alimentos (mas esse é assunto para debatermos em outra coluna).

Para isso precisamos mudar nosso mindset, nossa mentalidade. De que maneira?

Que tal, ao invés de pensar quero perder peso, pensar quero SER magro(a)? Entendendo que para essa conquista é necessário um processo de aprendizado para a vida toda. Nada de imediatismo: mudanças de hábitos não ocorrem de uma hora pra outra, mas são eles que nos definem.

Quer ser diferente, aja diferente, mude seus hábitos. E feliz 2022!

 

Fonte: Eu Atleta | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/1772/manter-se-magro-e-mais-dificil-do-que-perder-peso

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar