Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Pele grossa nas mãos e pés? Conheça a ceratodermia palmoplantar

. | postado em 09/01/2022

Ortopedista e médica do esporte Ana Paula Simões explica sintomas, tratamento e prevenção do problema que atinge as solas dos pés e as palmas das mãos e pode se agravar em atletas

São Paulo

09/01/2022 08h00  Atualizado há 2 horas

Sabe quando você treina muito e sua pele faz calo, nas mãos e pés? Essa é uma reação normal da sua pele após sofrer uma pressão excessiva: ela reage formando mais pele. Mas existem algumas pessoas que fazem essa hiperceratose de forma geneticamente exagerada, ficando com a pele grossa nas mãos e pés, e pode ser a ceratodermia palmoplantar (doença de Unna-Thost). Ceratose é termo usado para descrever o engrossamento da queratina na epiderme de forma genérica.

A epiderme é a camada mais externa da pele. A queratina é uma proteína encontrada nessas regiões que ajuda a proteger o corpo. E nós, atletas, com nosso esforço repetitivo e, em alguns casos, excesso de carga, acabamos formando mais calos em algumas regiões.

Geralmente nas áreas da pele que foram irritadas ou pressionadas formam-se as calosidades, mas somente o médico pode avaliar se existe saliência óssea que está estimulando essa formação. Em alguns casos também pode ser erro biomecânico (postural).

 

Visão geral

A ceratodermia palmoplantar de Unna-Thost é um tipo de hiperceratose que acomete mãos e pés de forma difusa, afetando principalmente as palmas das mãos e a planta dos pés.

Geralmente começa na primeira infância com vermelhidão nas palmas das mãos e plantas dos pés. Essas regiões gradualmente tornam-se mais grossas e desenvolvem uma aparência amarelada e cerosa (como calos). A associação com o aumento da sudorese (hiperidrose) é bastante comum e há tendência a infecções fúngicas e bacterianas, principalmente nos pés.

Essa condição geralmente não se estende além das mãos e dos pés. Pode raramente afetar as articulações dos dedos e as unhas, mas geralmente não envolve a pele fina da parte superior dos pés ou das mãos. A ceratodermia palmoplantar de Unna-Thost é herdada de forma autossômica dominante e causada por mutações no gene KRT1.

 

Tratamento

A escolha do tratamento depende do tipo e do lugar da hiperceratose.

Por exemplo, o incômodo dos calos pode ser aliviado pela confecção de palmilha personalizada para a área afetada, caso seja nos pés; e nas mãos, uso de luvas protetoras.

Para uma grande área acometida pode ser necessária a remoção com um podólogo ou com um procedimento de desbridamento médico.

Os agentes químicos receitados por médicos no tratamento da hiperceratose podem incluir:

Ácidos para quebrar a queratina, fazendo com que a pele grossa amacie e descame, diminuindo a espessura da pele;

Agentes baseados em ureia, para aumentar o índice da água na pele e para amaciar uma área. Isto pode ajudar a diminuir a queratina, embora a um grau inferior do que os ácidos;

Tretinoína, para estimular a descamação da pele, com a formulação indicada pelo médico;

Creme do corticosteroide para casos bem específicos.

Existem alguns tratamentos que eu associo quando o paciente tem dor, incluindo fisioterapia e fortalecimento.

Raramente vejo casos em que preciso fazer intervenção cirúrgica.

 

Prevenção

Há diversos métodos para impedir os vários protocolos da hiperceratose, incluindo três muito simples:

Use sapatos e tênis confortáveis, bem acolchoados, para melhorar a saúde do pé e impedir a formação de bolhas e de calo nos pés;

Evite o uso materiais ásperos nas mãos e pés;

Hidrate os pés regularmente e esfolie quando necessário para tirar o excesso de pele.

Fonte: Eu Atleta | https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2022/01/09/pele-grossa-nas-maos-e-pes-conheca-a-ceratodermia-palmoplantar.ghtml

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar