Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Fraturas esportivas em atletas

. | postado em 25/01/2022

24 Janeiro 2022  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

Atletas jovens têm maior risco de fratura aguda em esportes do que os adultos. Ortopedista e médica do esporte Ana Paula Simões tira as principais dúvidas sobre o tema

 

As fraturas ocorrem também em atletas, podendo influenciar dramaticamente seu desempenho durante atividades competitivas e recreativas. Mas geralmente elas acontecem numa fatalidade, ouço sempre no consultório: foi numa distração, num descuido. Acidentes acontecem. Existem três categorias gerais de fraturas que ocorrem em atletas.

Fraturas por fadiga - quase metade do artigos na literatura sobre fraturas esportivas tratam apenas fraturas por fadiga (estresse).

Fraturas agudas relacionadas ao esporte - por exemplo, ocorrem durante os esportes e que resultam da sobrecarga direta do osso (fraturas da diáfise da tíbia no esqui) , o avulsão do ligamento ou tendão (por exemplo, avulsão do tubérculo tibial no salto em distância).

Fraturas que ocorrem fora do esportes - por exemplo, fratura tibial aberta eixo em acidente de carro) também ocorrem em atletas. E até de uma amiga que me inspirou fazer esse texto que quebrou a clavícula andando de bike, mas ela é corredora!

 

 

Epidemiologia

Trezentas mil fraturas esportivas ocorrem no EUA a cada ano. Estima-se que ocorram 38.160 fraturas por ano no futebol do ensino médio. A incidência geral em atletas é de 0,12% por ano. As fraturas por estresse compreendem 10% de todos os esportes lesões e 15% de todas as lesões em corredores.

A maioria das fraturas por estresse ocorrem em corredores em competição, sendo a tíbia mais frequentemente lesionada, enquanto em atletas recreativos os metatarsos e a pelve são mais prováveis.

A idade também é um fator. A metáfise proximal da tíbia é responsável pela maioria das fraturas por fadiga no esqueleto atletas imaturos. O aspecto radiográfico dessas lesões é muitas vezes preocupante. A intensa reação periosteal assusta e pode sugerir um processo mais agressivo, como a neoplasia. No entanto, os pacientes jovens, que têm a história esportiva, e respondem de forma relativamente rápida ao tratamento, e o tempo de cicatrização é geralmente menor do que para adultos.

 

Atletas jovens têm maior risco de fratura aguda em esportes do que os adultos.

A incidência máxima de fraturas do adolescente ocorre no período ou pouco antes do período de máxima velocidade de crescimento. Uma teoria que explica essas observações é que a mineralização está atrasada em comparação ao crescimento, resultando em fragilidade óssea.

As fraturas agudas em atletas apresentam um padrão de distribuição específico do esporte. A causa de algumas fraturas está relacionada ao estresse agudo colocado pela participação (por exemplo, fraturas do úmero em arremessadores de beisebol), enquanto a causa de outras fraturas não são tão intuitivamente óbvia (fratura do metacarpo no boxe, por exemplo). Esportes com taxas mais altas de fraturas agudas tendem a envolver maiores energias, como os esportes de impacto e velocidade.

As fraturas agudas resultam da sobrecarga direta do osso e de avulsões de ligamentos ou tendões. O mecanismo usual de lesão de uma fratura por avulsão é uma súbita contração muscular ou uma contração muscular sustentada através de uma apófise aberta.

 

Lesões por avulsão são comuns em atletas mais jovens até 25 anos.

As fraturas por avulsão tendínea geralmente ocorrem em jogadores de futebol, tenistas, velocistas e saltadores. Podem ocorrer fraturas por avulsão ligamentar quando uma carga repentina é aplicada a uma articulação. Cinco por cento das lesões ligamentares do joelho são na verdade avulsões ósseas.

Fraturas que ocorrem fora do esporte, por exemplo, a partir de um acidente automobilístico, afetam o atleta tanto quanto lesões relacionadas ao esporte. Problemas de curto prazo comuns a todas as fraturas em atletas incluem rigidez e dor, que pode impedir o treinamento e a competição.

As complicações a longo prazo de fraturas, pseudoartrose, má união e doença articular degenerativa podem ser devastadoras para um atleta, mas felizmente são incomuns. Imobilização e posterior atrofia por desuso são mais frequentemente observadas, podendo interromper a participação atlética de semanas a meses após a fratura cicatrizar. À luz de anos limitados de elegibilidade, todo esforço deve ser feito para minimizar a descondicionamento associado ao tratamento de fraturas.

Atletas são pacientes saudáveis e motivados, com altas expectativas em relação ao seu nível de função. Essas qualidades os tornam bons candidatos cirúrgicos. Embora os métodos de tratamento fechado sejam apropriados para a maioria das fraturas esportivas, uma abordagem agressiva para fraturas mais complicadas empregando técnicas atuais pode otimizar seu desempenho subsequente.

 

Tratamento

O tratamento é influenciado pelas demandas atléticas do paciente. O médico do esporte que trata de fraturas em atletas deve levar em consideração a modalidade e o nível de envolvimento. Um atleta de elite pode exigir tratamento diferente do que um atleta recreativo, a fim de retornar ao seu nível anterior e função. Os objetivos do tratamento devem ser exaustivamente discutido com o atleta a fim de melhorar a adesão e o resultado.

Um retorno oportuno para a participação deve ser equilibrada com o risco de refratura e outras complicações potenciais a longo prazo. O objetivos do atleta devem ser considerados ao fazer recomendações de tratamento. Quando possível, deve-se considerar a cirurgia no final da temporada. Muitos atletas tentam retornar ao esporte antes de ocorrer a cicatrização ou recondicionamento de tecidos moles, aumentando o risco de re-lesão. Isso reforça a importância de empregar tratamentos que minimizam o tempo de imobilização e aceleram a reabilitação.

Os atletas diferem da população geral de fraturas, pois geralmente são mais jovem e com melhor saúde. Seu risco de complicações é menor do que a população geral, e sua alta motivação os tornam relativamente bons candidatos cirúrgicos. A remoção do implante é recomendada após a conclusão de uma fase de elegibilidade ou no final da primeira temporada de competição um ano após a lesão.

 

Conclusão

* Fraturas em atletas são comuns e específicas do esporte.

* Suas lesões devem ser abordadas de um ponto de vista diferente perspectiva do que aqueles que ocorrem na população em geral.

* Os atletas têm demandas e objetivos diferentes.

* O tratamento recomendado deve minimizar o tempo de imobilização e permitir o retorno precoce ao condicionamento e competições.

 

Fonte: Eu Atleta | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/1803/fraturas-esportivas-em-atletas

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar