Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Mãos e punhos sofrem com 25% das lesões esportivas: entenda

. | postado em 31/01/2022

27 Janeiro 2022  | Seção: Saúde  |  Categoria: Dica

Médica ortopedista especializada explica riscos de lesão e dá dicas de cuidados e prevenção

Nas atividades esportivas, a mão e o punho sofrem com até 25% dos casos de lesões, segundo estudo. Há maior risco de lesão nas modalidades em que se usa o membro superior diretamente, principalmente nos esportes de combate e artes marciais, mas também em esportes como vôlei, basquete e ginástica artística, além de tênis, beisebol, escalada, handebol, remo, judô e muitos outros.

O primeiro fator para prevenção são os equipamentos e acessórios de segurança e proteção, para que o atleta não sofra lesões e não precise ficar afastado de treinos e campeonatos. Mas uma boa orientação profissional, para que os movimentos sejam feitos corretamente, também faz toda a diferença, além de aquecimento adequado e uso de compressas de gelo.

 

Prevenção

Pesquisas revelam que 3% a 9% das lesões da região mão/punho são decorrentes da exposição da mão no esporte. Por isso, o melhor jeito de prevenir lesões no esporte é através de acompanhamento especializado, uso correto de equipamento e correção de movimentos. Veja a seguir.

 

1 - Assessórios de proteção

* No boxe existem luvas acolchoadas de peso especifico e, dependendo do nível de competição, existem as bandagens e enfaixamentos para estabilizar as articulações dos dedos e do punho e e para absorção e dissipação de impacto;

* Para o taekwondo existem os protetores de antebraço (se parecem com as caneleiras utilizadas no futebol), para proteger os atletas dos chutes;

* Para praticantes de academia e musculação, temos as luvas protetoras, que acolchoam as proeminências da mão;

 

Goleiros também usam luvas

 

2 - Uma boa orientação profissional

O segundo fator para prevenção de traumas nos esportes é respeitar as regras e técnicas do esporte, e para isso é necessária uma boa orientação de um profissional de educação física. Isso porque realizar os movimentos corretamente evita lesões, como explica a médica ortopedista e cirurgiã de mão Marcella Rodrigues.

No boxe, o movimento de soco deve ter alinhamento de ombro e cotovelo de maneira que forme uma linha reta em direção para o terceiro dedo (dedo médio), pois se houver erro nesse sentido/orientação, pode ocorrer ate quebrar o osso, que chamamos de fratura. Na academia, é fundamental saber a posição correta para segurar os alteres e as barras. Por isso, não hesite em chamar o profissional habilitado (para orientação em qualquer exercício ou modalidade), porque a má execução de um exercício pode precipitar alguma dor ? alerta Marcella Rodrigues.

 

3 - Aquecimento

O terceiro fator de proteção, lembra a médica, é o aquecimento. Antes de começar os exercícios, é necessário fazer a manutenção da força por meio do fortalecimento muscular e a manutenção da flexibilidade através dos alongamentos. Isso serve para reduzir os danos dos impactos e pancadas durante a pratica esportiva. Exemplos de atividade de fortalecimento e flexibilidade, que ajudam na prevenção de dores nas mãos:

 

* Alongamento da musculatura posterior e anterior do antebraço;

* Movimentos circulares com o punho;

 

Exercícios com elástico

O alongamento também pode ser feito antes de iniciar a atividade física. Ele é, principalmente, importante em esportes como a ginástica olímpica, onde o peso do corpo é apoiado sobre as mãos. Se acontecer alguma lesão ou luxação e o dedo sair do lugar, o ideal é que apenas o profissional habilitado faça a correção da posição e a redução da luxação. Pois "puxar? o dedo da forma errada pode agravar o problema, e pode até transformar uma lesão de tratamento com imobilização em uma patologia que necessite tratamento cirúrgico (luxação complexa) ? recomenda Marcella Rodrigues.

 

4 - Gelo

Compressas geladas podem ser usadas logo depois do exercício para aliviar dores e inchaços, o que previne agravamentos de sintomas.

- O gelo pode ser usado para alívio de dores, caso elas apareçam após a atividade - reitera Marcella.

 

Fonte: Terra | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/saude/1812/maos-e-punhos-sofrem-com-25-das-lesoes-esportivas-entenda

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar