Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Pandemia muda hábitos de 69% das mulheres

. | postado em 25/03/2022

25 Março 2022  | Seção: Saúde  |  Categoria: Wellness Fitness

Pesquisa da plataforma Queima Diária revela que 37% das mulheres praticam atividade física para cuidar da saúde mental

Para além da busca do corpo ideal, as mulheres também têm procurado ferramentas em prol da saúde mental, a partir de mudanças de hábito que aconteceram desde o início da pandemia. É o que aponta apesquisa da Queima Diária, maior plataforma de treinos online da América Latina, com mais de 400 mil alunos, ao indicar que 69% das mulheres brasileiras tiveram alguma mudança no seu costume diário. Desse percentual, 37% delas passaram a praticar atividade física com regularidade como uma ferramenta para cuidar da saúde mental. Para 13,2% desse público a psicoterapia foi o caminho escolhido em busca de mais qualidade de vida emocional e mental. O levantamento ouviu 2,7 mil mulheres inscritas na plataforma, no período de 21 a 24 de fevereiro de 2022 e mostra que elas vêm investindo cada dia mais no autocuidado.

"A pesquisa mostra que a questão do autocuidado vem mudando a maneira como as mulheres estão enxergando os cuidados com a própria saúde. Com mais informação disponível nos meios de comunicação e nas redes sociais, as mulheres estão mais autônomas e empoderadas e isso tem influência direta na sua tomada de decisão em busca de mais qualidade de vida e bem-estar”, comenta Tamiris Monteiro, gerente de Comunicação e Marca da Queima Diária.

A pesquisa também aponta novos hábitos do público feminino e revela que a prática de atividade física passou a fazer parte da rotina de 40% das mulheres, contribuindo, dessa forma, para melhorar a qualidade de vida, incluindo a diminuição de fatores de risco à saúde, entre eles o sedentarismo. Em relação à frequência dos treinos, 31% delas têm inserido atividade física quatro ou cinco por semana, o que ajuda a consolidar a rotina de treinos, diminuindo as chances de desistir, além de cumprir com as 300 horas semanais de exercícios físicos recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros aspectos positivos como a melhoria da qualidade da alimentação (28%), melhor organização do tempo durante o dia (16,2%), prática de meditação (9%) e redução do consumo de bebida alcóolica (7%) também fazem parte da lista de novos hábitos.

"A vida corrida e os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia em busca de mais espaço e reconhecimento na sociedade geram consequências que impactam diretamente na saúde física e emocional. A pandemia lançou luz sobre a importância de cuidar da saúde mental, mas a consolidação desses novos hábitos é um processo que precisa de tempo e persistência, e as mulheres estão trilhando esse caminho”, comenta a educadora física e treinadora do programa HiitZen, treino que une intensidade física com meditação, Flávia Marques. "Vejo claramente essa tendência ganhar adesão e isso revela que as mulheres estão abrindo espaço para novas experiências que vão muito além da saúde física”, completa. Desde o início da pandemia, a plataforma Queima Diária aumentou o portfólio de treinos voltados para o bem-estar, atualmente com 30% dos programas focados nessa finalidade.

A busca por entretenimento também faz parte das estratégias para reduzir os níveos de estresse. A pesquisa mostra que 50% das mulheres têm procurado entretenimento na TV como forma de relaxamento e descompressão. Ouvir música vem em segundo lugar (48%) e é um instrumento potente de combate ao estresse. "A música funcionar como um impulsionador do humor, da felicidade, do resgate das memórias e, no caso das músicas focadas no relaxamento e meditação, podem ajudar a acalmar a mente e relaxar os músculos”, explica Marques. Atividade física aparece em terceiro lugar (47%), seguido de leitura (37%) e meditação (16%).

 

Sobre a Queima Diária

A Queima Diária é a maior plataforma de exercícios online da América Latina, com mais de 3 mil videoaulas, divididas em mais de 90 treinos. Disponível exclusivamente para assinantes, a plataforma já impactou mais de 1 milhão de vidas, a partir do acesso ilimitado a programas que atendem diferentes perfis de usuários e objetivos, como perda de peso e gordura localizada, ganho de massa magra, flexibilidade, saúde e bem-estar. Com programas como Mamãe Sarada, Missão Fitness 2.0, Power Hiit, Projeto Sasoncella, Barriga Negativa, entre outros, os treinos da Queima Diária vão de 5 a 50 minutos e podem ser acompanhados pelos usuários em dispositivos como smartphone, tablet, notebook ou Smart TV.

 

Fonte: Agência JeffreyGroup | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/saude/1933/pandemia-muda-habitos-de-69-das-mulheres

Pagamento
Tecnologia

© 2021 - Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar