Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO APÓS AS FESTIVIDADES DE FIM DE ANO

Fala Mestre | postado em 23/01/2017

Marcelo Aguiar Galdino Guiraldelli

Por: Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli

CRN 9 – 10120

Curriculum

Graduado em Nutrição (UNIFRAN – 2008).

Especialização em Terapia Nutricional (UNIFRAN – 2009).

Nutricionista e Coordenador do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) entre 2010 a 2016 e atualmente servidor público, sendo um dos responsáveis pela merenda escolar do Programa de Alimentação do Escolar, pela Prefeitura Municipal de Passos.

Experiência em atendimentos domiciliares, quanto em grupos, como hipertensos e diabéticos, crianças e idosos, obesidade e hipertrofia muscular.

Após as festividades de fim de ano, muitos aspiram à retomada da dieta, com objetivo de eliminar os quilinhos extras, advindos dos excessos, digamos, incontroláveis àquela época. O foco passa a ser então o resgate de bons hábitos: alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. Há quem diga que dietas extremas, com redução drástica de alguns nutrientes e períodos de jejum (aqui menciono longos períodos) façam efeitos imediatos na perda de peso.

Muito se fala em que “comer de três em três horas” é a chave para evitar a fome, manter o metabolismo funcionante e também reduzir peso. Vale lembrar que o processo fome/saciedade é fisiológico, onde órgãos, substâncias e hormônios são envolvidos e funcionam em sintonia (onde ocorre estímulo para um e inibição para outro).

Porém, cada indivíduo possui horários e atividades diárias pessoais (o caso por exemplo de uma dona de casa, comparado a um representante comercial que viaja). Daí surge o papel fundamental do Nutricionista, que é o profissional mais capacitado em adequar a dieta, no que tange aspectos nutricionais, horários e estratégias para perda de peso, hipertrofia muscular, dentre outros objetivos. Na prática, o profissional de nutrição deve avaliar seu cliente para que assim saiba prescrever o que comer, quando comer e porque comer.

Os lanches nos intervalos, quando feitos de maneira correta, com alimentos usados estrategicamente para determinados momentos do dia, são de suma importância para melhorar a saciedade e, portanto, menos fome, além de fornecer boas quantidades de fibras, vitaminas, minerais e até mesmo proteína, para aqueles que buscam ganho de massa muscular.

A seguir, no link do minhavida.com.br, com vários exemplos de lanches leves e saudáveis para serem consumidos nos intervalos das grandes refeições (desjejum, almoço e jantar). Consulte com um nutricionista e bom apetite!

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/2264-intervale-suas-refeicoes-com-lanches-de-ate-200-calorias/2

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar