Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Novo estudo confirma ação dos BCPs no aumento da massa muscular

. | postado em 16/12/2022

14 Dezembro 2022  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

Pesquisa no Reino Unido verificou ganhos na suplementação com colágenos da GELITA

 

Suplementar a alimentação com uma combinação de peptídeos bioativos de colágeno da GELITA, incluindo BODYBALANCE e TENDOFORTE, pode ampliar em até 61% o crescimento muscular em conjunto com treinamentos de resistência. Essa foi a conclusão de pesquisadores da Escola de Esporte, Exercício e Ciências da Saúde da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, uma das mais prestigiadas no mundo em sua área.

O estudo controlado, randomizado e duplo-cego, publicado no Journal Acta Physiologica, é o primeiro a utilizar imagens em alta resolução de ressonância magnética (MRI) de última geração para verificar se os peptídeos bioativos de colágeno podem aumentar significativamente o tamanho do músculo. Os pesquisadores também utilizaram ultrassom para detectar mudanças na arquitetura muscular. Essas imagens de ultrassom revelaram uma melhora significativa no ângulo das fibras musculares, indicando um efeito positivo e sistemático dos suplementos de peptídeos de colágeno na remodelação muscular após o treinamento de resistência.

"Com o tempo, pode-se esperar que uma maior hipertrofia beneficiasse melhorias na função", escreveram os autores sobre os ganhos de força em vista do aumento significativo no volume muscular do quadríceps e no torque contrátil verificados após a suplementação com peptídeo de colágeno.

O novo estudo combinou 10 g de BODYBALANCE com 5 g de peptídeos bioativos de colágeno TENDOFORTE. Este último, que teve eficácia confirmada em estudos anteriores resultando na melhora de tendões e ligamentos estressados e comprometidos, foi escolhido para a manutenção da saúde de maneira proativa de tendões e ligamentos durante o treinamento de resistência.

O estudo ratificou as descobertas de três estudos publicados anteriormente por universidades na Alemanha. "Nossos resultados atuais de hipertrofia muscular são consistentes com estudos anteriores que relataram maiores ganhos de massa livre de gordura para peptídeos de colágeno versus placebo durante o treinamento de resistência", revelaram os autores. Os estudos alemães pioneiros também identificaram melhorias na composição corporal a partir da suplementação com o peptídeo bioativo de colágeno BODYBALANCE, da GELITA.

Para Suzane Leser, nutricionista e diretora de comunicação de nutrição da GELITA, "o estudo é um marco importante nos esforços da nossa empresa em confirmar a eficácia dos peptídeos bioativos de colágeno para o crescimento muscular. Outros mecanismos além dos aminoácidos essenciais, como a bioatividade, também podem contribuir nesse sentido”. Os autores do estudo também concluíram: "As vantagens que observamos podem decorrer das propriedades bioativas dos peptídeos de colágeno".

Leser conclui: "É preciso ver para crer. Com este estudo de imagens em alta resolução, determinamos que a suplementação com peptídeos bioativos de colágeno pode aumentar significativamente o volume muscular. O estudo contribui com evidências promissoras para considerarmos o impacto dos fatores bioativos nos resultados de saúde nas avaliações da qualidade da proteína alimentar".

 

***

Referência: Balshaw et al. (2022) The effect of specific bioactive collagen peptides on function and muscle remodelling during human resistance training. Acta Physiologica. Publicado online em 25 de novembro de 2002: https://doi.org/10.1111/apha.13903

Fonte: 2PRÓ Comunicação | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/4443/novo-estudo-confirma-acao-dos-bcps-no-aumento-da-massa-muscular

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar