Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Mercado fitness: desafios, evolução e tendências para 2023

. | postado em 09/01/2023

9 Janeiro 2023  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

O reconhecimento do profissional de Educação Física faz surgir a revolução do bem-estar, deixa o mercado ainda mais competitivo, gera mais atenção e benefícios aos clientes

Os últimos dois anos foram realmente desafiadores e de muito aprendizado para o universo fitness. O mercado está se recuperando de maneira gradual, muitas questões permanecem e aprendemos algumas lições valiosas nessa jornada. O mercado acaba de receber uma excelente oportunidade (e não é a mais fácil), mas certamente a maior: trata-se da "Revolução do bem-estar”.

"Sem dúvida, agora, há um reconhecimento mais amplo do papel que o setor pode desempenhar na melhoria da vida das pessoas. Não apenas por meio da atividade física e do condicionamento físico, mas também pelos benefícios associados à saúde mental e à maneira como o esporte e a atividade física podem contribuir para as comunidades”, observa Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

A intensa concorrência entre as academias tem causado um frisson no mercado e todos os empreendedores estão tentando diferenciar suas ofertas de serviços, fornecendo uma proposta de valor e benefícios exclusivos para sobreviver em um ambiente altamente competitivo.

Os competidores estão sempre buscando o desenvolvimento de novos produtos e serviços e sempre em busca de uma maior eficiência, seja no atendimento ao cliente, na qualidade, nas inovações em termos de atividades e programas, além de proporcionar benefícios atraentes para seus clientes.

"O mercado da saúde está em constante transformação.  Assim, torna-se imperativo acompanhar as mudanças, inovações e as transformações que estão acontecendo no cenário do mercado fitness mundial”, pontua Netto.

Atento aos movimentos do cenário internacional, Eduardo, selecionou as tendências fitness que vão estar presente nas academias no Brasil. A lista divulgada pelo American College Sports Medicine é extensa, mas nem todas combinam com o perfil dos adeptos de atividade física no Brasil.

 

Veja quais são as seis tendências que vão agradar e motivar o treino no próximo ano.

1)     Wellness: foco no bem-estar: cuidar da saúde mental se tornou prioridade para uma grande parcela das pessoas. Estamos investindo em bem-estar mais do que nunca. Esse cuidado ajuda a melhorar o condicionamento físico, a forma de se alimentar, cuidar da aparência (além da estética), a importância de ter um sono restaurador e o foco na atenção plena.  Em 2023, vamos ver mais pessoas se concentrando nas questões do condicionamento físico, mas também na saúde mental e tomando medidas para melhorar sua qualidade de vida e saúde. Essa atitude leva a inclusão de meditação, yoga, terapia e rotinas de autocuidado.

2)     Gamificacão: é outra tendência que ganha cada vez mais espaço. E isso significa criar experiências únicas para o público, utilizando elementos dos jogos para se superar, seja de maneira on-line, presencial ou híbrida.

3)     Recovery: a mais recente tendência em fitness e que está ganhando a atenção dos gestores de academias é sobre o que acontece depois que o aluno treina. O treinamento de recuperação pode abranger uma variedade de práticas diferentes, incluindo crioterapia, saunas infravermelhas, tratamento de compressão, hidromassagem, tanques de flutuação e liberação miofascial, dentre outras. Enquanto algumas academias estão incorporando treinamento de recuperação em suas aulas e instalações, houve um aumento em espaços dedicados totalmente a este objetivo.

4)     Personal trainer: as perspectivas de trabalho para estes profissionais é muito positiva para os próximos anos. Com mais pessoas interessadas em cuidar da saúde e da boa forma, existe uma alta demanda para os personal trainers. O serviço de treinamento individualizado vem desempenhando um papel cada vez mais importante, pois proporciona condições de treino personalizado e atenção especial ao aluno, tornando, portanto, a aula mais motivadora.

5)     Suporte tecnológico: assim como em 2022, incorporar tecnologia aos treinos continua a ser uma tendência. Os clientes gostam cada vez mais de ver resultados mensuráveis rapidamente. O uso de relógios inteligentes e até dos vestíveis continuará a ser obrigatório para muitos alunos acompanharem e monitorarem seus treinos em tempo real. A tecnologia vestível, como rastreadores de fitness e smartwatches, não é novidade, mas a próxima geração de tecnologia vestível será ainda mais avançada, com recursos como monitores de frequência cardíaca, rastreamento por GPS e até monitores de açúcar no sangue. Esse tipo de tecnologia não apenas ajuda a acompanhar o progresso e definir metas, mas também fornece informações valiosas sobre a saúde.

 6)     Fitness virtual: a opção existe há algum tempo, mas decolou em 2020 graças à pandemia e demonstrou que é uma tendência que veio para ficar. Em 2023, mais pessoas vão aproveitar as aulas virtuais fitness: uma maneira conveniente e acessível de se exercitar em casa.

"Estas são apenas algumas tendências fitness que vamos ver em 2023. Então, se você está procurando maneiras de variar sua rotina de exercícios ou comer de forma mais saudável, com certeza vai encontrar algo que combine com a sua rotina. O importante é dar o primeiro passo, começar devagar (um passo de cada vez), faça aulas variadas (até encontrar aquela que seja a sua inspiração), não deixe de fazer exercícios de força, pois a musculação é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e fortalecer os músculos. A dica é: faça a combinação de treino de força e aeróbio”, orienta Netto.

 

Fonte: FS Comunicação | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/5480/mercado-fitness-desafios-evolucao-e-tendencias-para-2023

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar