Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Creatina: como escolher o suplemento nutricional que é um sucesso de vendas

. | postado em 07/03/2023

7 Março 2023  | Seção: Nutrição  |  Categoria: Suplementos

Nutricionista lista 3 dicas e explica a popularidade do produto, que foi o mais vendido pelo Mercado Livre em 2022 e traz benefícios à saúde que vão além da melhora na performance esportiva

 

Considerada apenas um suplemento esportivo até alguns anos atrás, a creatina se tornou um verdadeiro sucesso no mercado. Conhecida por aumentar a força e a massa muscular, a substância também oferece diversos benefícios à saúde, incluindo até as funções cognitivas. Essa versatilidade faz com que, na avaliação de pesquisadores, a creatina seja o suplemento mais efetivo que existe no mercado. Como resultado, em 2022, a substância foi o produto mais vendido pelo Mercado Livre.

 

"Isso é um reflexo do que a ciência da nutrição produziu nos últimos anos”, analisa o nutricionista Pedro Perim, coordenador científico e sócio da plataforma Science Play, além de especialista no assunto. "Houve um grande corpo de pesquisas atribuindo benefícios da suplementação de creatina não apenas no esporte, mas também para a saúde em geral. Isso criou um grande movimento de compartilhamento de informações por profissionais da área da saúde, e consequentemente, chegando ao público leigo.”

Muito além da demanda de força da musculação e do Crossfit, ou de esportes como futebol, natação, atletismo, remo, entre outros, a creatina tem sido indicada para questões como controle da diabetes tipo 2, melhora do funcionamento cerebral e cognição, melhora da saúde óssea, redução do risco de doenças cardiovasculares, fertilidade, doenças auto imunes e até longevidade.

Para qualquer indicação, seja na saúde ou no esporte, a recomendação é de uma dose por dia, entre 5g e 10g. Esta dosagem vale para adolescentes, adultos e idosos, tanto para homens como para mulheres. A ingestão diária é fundamental para garantir o efeito da substância, já que se trata de um suplemento crônico. Desde que o uso seja recomendado por um profissional, não há contraindicações.

"Existe um grande mito na área, que supõe que a utilização de creatina causaria algum problema renal, mas isso é um grande mito. Estudos feitos em diversas populações mostram segurança no uso, inclusive em indivíduos com apenas um rim. Outro estudo interessante acompanhou pessoas suplementando 5g de creatina diariamente por 5 anos, e após esse período, não houve efeito negativo na saúde renal”, garante o nutricionista.

 

Como escolher?

Quem precisa da suplementação com creatina pode escolher entre várias formas. Devido à popularidade crescente nos últimos anos, várias formulações apareceram no mercado, incluindo combinações em suplementos. Pedro Perim destaca três dicas para escolher o melhor produto:

 

1. Verifique a forma

 Apesar de existirem várias formas de creatina no mercado atualmente, a monohidratada é a mais estudada e a que faz suplementação de forma mais efetiva, indica o profissional.

 

2. Escolha a creatina pura

Algumas opções de creatina, sobretudo as mais baratas, são misturadas a outro suplemento, que geralmente leva carboidratos. Dessa forma, a quantidade será menor do que a recomendada, o que impacta diretamente na efetividade. "Por isso, ao comprar uma creatina, leia o rótulo e a tabela nutricional e certifique-se que ali tem apenas creatina monohidratada”, recomenda Perim.

 

3. Cuidado com a contaminação

Alguns suplementos de creatina podem conter substâncias indesejadas. Para garantir a pureza na matéria prima, a dica do nutricionista é escolher uma opção com o selo "creapure”, que reduz quase totalmente o risco de contaminação, com pureza de 99,9%.

"Existem produtos que são de creatina monohidratada e não adicionam nada na composição. Já são ótimos produtos, porém, se você busca reduzir o risco de contaminação, principalmente se você for um atleta, buscar o selo "creapure traz uma segurança ainda maior”, assegura Pedro Perim.

Fonte: Agência Mentha | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/nutricao/5589/creatina-como-escolher-o-suplemento-nutricional-que-e-um-sucesso-de-vendas

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar