Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Joelho inchado após o exercício é sintoma grave? Entenda

. | postado em 07/03/2023

7 Março 2023  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

Médico ortopedista Adriano Leonardi lista os principais casos e motivos para o inchaço da articulação e dá dicas de prevenção

 

Joelhos inchados geralmente ocorrem após uma lesão, mas existem várias causas possíveis que levam a essa condição. O diagnóstico depende da causa e para chegar a um diagnóstico correto, é importante considerar o evento que levou ao inchaço e a rapidez com que aconteceu. O médico deverá ser consultado se o inchaço não melhorar ou estiver acompanhado de outros sintomas, como mencionaremos no texto.

O revestimento do joelho, ou a chamada membrana sinovial, produz um fluido que contém nutrientes e lubrificantes para manter a cartilagem do joelho (um tecido rígido e flexível que atua como um amortecedor) bonita e saudável para que a movimentação da articulação ocorra de forma ideal. Em geral, existem dois tipos de inchaço no joelho:

No primeiro tipo de inchaço do joelho, às vezes chamado de derrame, a sinóvia produz líquido em excesso, fazendo com que o joelho pareça inchado.

O segundo tipo é causado por sangramento no joelho. Isso pode ocorrer após algum tipo de trauma (lesão física) nos ligamentos, que são as duras bandas de tecido que conectam o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da canela). O sangramento do joelho também pode ocorrer após fratura ou trauma em uma das duas cartilagens meniscais entre os principais ossos do joelho.

Os quatro casos mais comuns de joelhos inchados:

 

1 - Inchaço rápido do joelho após lesão ou trauma local

Um joelho inchado poucas horas após a lesão é o tipo mais comum de inchaço no joelho. Esses casos geralmente são lesões sem contato direto, mas causadas por paradas bruscas do movimento, freadas com o joelho, curvas repentinas, torções ou derrapagens.

Lesões de alta energia causadas por quedas de bicicleta costumam ser lesões ligamentares ou fraturas muito graves e requerem atenção médica imediata. Em idosos com ossos finos (osteoporose), mesmo circunstâncias pequenas podem levar a fraturas.

A maioria dos pacientes cujos joelhos incham muito rapidamente podem ter lesões ligamentares e merecem investigação mais detalhada com o médico ortopedista.

As lesões mais comuns são as de ligamento cruzado anterior ou LCA (frente do joelho), de ligamento colateral medial ou LCM (lado interno do joelho) e, menos comumente, da patela.

Classicamente, um LCA rompido (rasgado) é uma lesão sem contato que pode envolver estalo ou rasgo e o joelho pode parecer instável.

 

2 - Inchaço rápido do joelho sem lesão

Geralmente, nesses casos haverá um diagnóstico conhecido ou você terá experiência anterior com esse mesmo problema.

Por exemplo, pode ser osteoartrite, gota ou eritema de pseudogota (o joelho piora repentinamente, torna-se mais dolorido e inchado e torna-se difícil de mover).

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem articular e o osso subjacente se desgastam. Ou seja, o joelho fica dolorido, quente e inchado. Gota e pseudogota são tipos de artrite em que cristais de ácido úrico se acumulam no joelho, causando dor intensa e repentina.

Raramente, o inchaço rápido pode ser causado por uma infecção no joelho. Mas se sentir dor ou rigidez aumentadas, joelho quente ou mal-estar, por exemplo, se tiver febre ou calafrios, consulte o seu médico com urgência. Se não forem tratadas, as infecções podem levar a doenças muito graves.

 

3 - Inchaço progressivo do joelho após lesão ou trauma

Se o joelho incha durante a noite ou dentro de alguns dias, geralmente é devido a uma pequena lesão, como por exemplo um ajuste de ligamentos como LCM e rupturas meniscais.

Também pode indicar recorrência de artrite após exercício extenuante, esporte que não estava acostumado a praticar antes ou lesão leve.

 

4- Inchaço progressivo do joelho não lesionado

Isso pode incluir doenças inflamatórias como osteoartrite, gota, pseudogota e, raramente, artrite reumatoide, doenças autoimunes e doenças degenerativas.

Causas incomuns de inchaço no joelho, embora possíveis: tumores e cânceres ao redor do joelho são muito raros. Esses casos de edema progressivo sem indicativo de lesão precisam ser avaliados pelo médico e exames complementares podem ser pedidos.

 

Quando consultar um médico?

Se os sintomas não melhorarem com medidas de auto-cuidado e as ditas conservadoras, como gelo e repouso, consulte o seu médico. Se um joelho estiver vermelho e mais quente ao toque do que o outro, consulte seu médico imediatamente. Isso pode ser um sinal de infecção nas articulações.

 

Como prevenir o inchaço no joelho?

O inchaço do joelho geralmente é resultado de uma lesão ou condição crônica de saúde. Dicas para controlar sua saúde geral e prevenir lesões:

Fortaleça os músculos ao redor do joelho. Músculos fortes ao redor das articulações ajudam a reduzir a pressão nas próprias articulações.

Escolha exercícios com baixo impacto, caso já exista algum sintoma. Certas atividades, como hidroginástica e natação, não estressam permanentemente a articulação do joelho.

Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso contribui para o desgaste que pode levar ao inchaço do joelho.

 

Use a recuperação dinâmica.

Mesmo que o inchaço seja indolor, não coloque peso sobre o joelho até que o inchaço desapareça. Troque os exercícios de carga do joelho para um treino da parte superior do corpo e do núcleo. A amplitude de movimento suave e os exercícios isométricos (construção muscular) podem ajudar com o inchaço e a dor associados a lesões menos graves, mas apenas se for necessário um diagnóstico preciso. Nestes casos, a fixação pode ser necessária.

Fonte: Eu Atleta | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/5590/joelho-inchado-apos-o-exercicio-e-sintoma-grave-entenda

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar