Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Acelerados pela pandemia, esportes de areia crescem no Brasil e trazem diversos benefícios para a saúde

. | postado em 02/06/2023

2 Junho 2023  | Seção: Esportes  |  Categoria: Dica

A prática de modalidades como futevôlei e beach tennis cresceu mais de 100% no país nos últimos anos, trazendo benefícios musculoesqueléticos, cardiovasculares e psicossociais aos praticantes.

 

O crescimento dos esportes de areia entre a população brasileira já é uma realidade. Praticadas há décadas no litoral, modalidades como vôlei de praia, futevôlei e beach tennis ganharam destaque no interior depois de 2020, devido ao estresse e à ansiedade gerados pela pandemia de Covid-19 e à necessidade de praticar atividades físicas e respirar ao ar livre, sem contato direto com outras pessoas.

Dados da Federação Paulista de Futevôlei (FPF) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) comprovam esse crescimento no Brasil. Segundo a CBT ? que gerencia o beach tennis no país ?, o número de praticantes de beach tennis era de 400 mil em 2021 e 1,1 milhão em 2022, o que representa um crescimento de 175%. Já no caso de futevôlei, a prática aumentou mais de 250% durante a pandemia.

Para a saúde, o crescimento das modalidades é uma boa notícia, já que as recompensas de praticar atividades físicas na areia são muitas. De acordo com a professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Una, Jéssica Garcia Jorge, a prática de esportes de areia oferece benefícios à saúde em três âmbitos: musculoesquelético; cardiovascular e respiratório; e psicossocial.

"No âmbito musculoesquelético, temos impactos positivos sobre o tecido ósseo, fortalecimento muscular, aprimoramento da coordenação e do equilíbrio e prevenção a lesões; no segundo, maior gasto calórico e energético, o que contribui para o emagrecimento, e melhor condicionamento físico para as atividades da vida diária; e, no terceiro, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade?, garante a fisioterapeuta.

Para melhorar, a exposição ao sol durante a prática esportiva contribui para absorção óssea de cálcio e melhora do sistema imunológico, enquanto o contato com a natureza aumenta a sensação de bem-estar e prazer. A coletividade exigida no esporte desenvolve o senso de interdependência, pertencimento a equipe e dinamicidade das relações sociais, o que também beneficia a saúde mental.

 

Cuidados

Mas, para praticar as modalidades adequadamente, mantendo a saúde em dia, alguns cuidados com o corpo são essenciais, especialmente no que tange à exposição solar. São recomendadas ações específicas, como uso do protetor solar, hidratante e talco na pele; atenção às irritações provocadas pelo suor; limpeza da areia presente no corpo; ingestão regular de água; e não tomar banhos quentes após a prática.

"No que tange à preparação física, é necessário realizar aquecimento antes da prática, além de um trabalho de mobilidade articular preventivo de lesões. O cuidado com a musculatura e o descanso para recuperação também são necessários após a prática da atividade física?, acrescenta a professora do curso de Fisioterapia da Una, Jéssica Garcia Jorge.

Para finalizar, o acompanhamento de um fisioterapeuta é essencial, tanto para atletas como para amadores. De acordo com Jéssica, o profissional é responsável por analisar o rendimento e o gesto esportivo; entender se os movimentos estão sendo executados da forma adequada, na velocidade adequada, sem esforço muscular excessivo e com qualidade; protegendo o corpo e melhorando a performance.

As ações do fisioterapeuta atuam em: prevenção de dores, câimbras e lesões musculares; melhora da postura; elevação de flexibilidade e mobilidade articular; e auxílio da circulação sanguínea. "O profissional também se utiliza de técnicas específicas para recuperação pós-exercício, visando acelerar a recuperação muscular e prevenir e preparar o corpo para a próxima demanda esportiva?, finaliza a fisioterapeuta.

 

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ?O Estado de São Paulo?, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.

 

Fonte: Rede Comunicação |http://https://fitestrong.com.br/secaodesktop/esportes/5742/acelerados-pela-pandemia-esportes-de-areia-crescem-no-brasil-e-trazem-diversos-beneficios-para-a-saude

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar