Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

TERAPIA PSICOCORPORAL - com abordagem em Análise Bioenergética

Um caminho Vibrante para a Vida | postado em 27/03/2018

ronivalda

Ronivalda Peron 

CRT 45666

Currículo

Pedagoga
Psicoterapeuta Corporal - CBT - Certificada pelo Instituto; Internacional de Análise Bioenergética IIBA
Estudos em Decodificação Biológica das Doenças
Treinamento em TRE -  Trauma Releasing Exercises
Consteladora Familiar Sistêmica
 

A Análise Bioenergética é uma técnica de Terapia PsicoCorporal que tem como propósito ajudar o Ser Humano a encontrar um sentido para sua vida. Como a vida só existe tendo-se um corpo, é nele que ela precisa fazer sentido. Um corpo cheio de vida é vibrante – é cheio, é vivo. Para se ter prazer na vida o corpo precisa estar pulsando, num movimento natural de expandir e contrair, é um corpo que respira. É pertinente dizer que a vida do corpo não significa ausência de doença, uma vez que a doença, o sintoma, é sempre uma maneira que o corpo encontra para ficar bem. É uma busca pelo novo, pelo cuidar-se. A questão é o saber ouvi-lo e dar-lhe o que precisa, compreendendo qual a sua intenção positiva ao adoecer, e não brigando, rebelando contra a doença. Quando a doença é vista como algo mau, a pessoa ficará ainda pior, pois ela estará com raiva de si mesma e a doença fica mais forte. O mais forte sempre ganhará. 

As pessoas que estão orientadas pelo exterior, pela aparência, assim como aquelas que se sentem cobradas pelos outros – que se colocam à mercê do outro, se sentem vazias. Além de não estarem pulsando naturalmente, precisam ter algo fora (comprar coisas, ter pessoas, drogar-se, cuidar dos outros (que é uma ilusão, pois quem não consegue cuidar de si mesmo não tem condições de cuidar do outro) O vazio, a sensação de vazio, revela a ausência de si mesmo,  a pessoa não está preenchida e seu corpo está sofrendo.

Por trás de uma depressão encontra-se uma grande raiva de não poder expressar-se. Por trás de um câncer encontra-se a vontade de abrir-se para o novo.

Desde bebê, já sabemos que não é preciso saber falar para alertar que algo não vai bem. Ele chora para contar ao adulto que seu corpo está desconfortável. O sintoma do adulto é como um choro, um grito por socorro. A criança vive intensamente seu corpo e ela só vai aprender a respeitar o que sente, se os adultos que estão a sua volta souberem entendê-la e ajudá-la a nomear o que ela está sentindo. Assim como ajudá-la a se expressar. O mundo da criança são seus pais, num primeiro momento é a mãe e num segundo momento é o pai. Ela precisa dos dois para construir um modelo de ser humano que possa ir para vida. Pais confusos vão criar filhos confusos, pais inseguros vão criar filhos inseguros; pais que não estão em harmonia com sua sexualidade vão dificultar a sexualidade do filho.

Não adianta comer alguma coisa quando se está com sede, aliás, a sede vai aumentar. A questão é saber o que o corpo está desejando, para dar a ele a coisa certa. É neste momento que, procurar uma Terapia pode ser de grande ajuda, mas só será significativo se a pessoa estiver disposta a olhar para a realidade de seu corpo, para a realidade de sua vida e estar disposta a fazer por si o que for preciso. Ter coragem para fazer as mudanças necessárias é responsabilizar-se por si mesmo.

A Terapia PsicoCorporal devolve à pessoa a dignidade e respeito por si mesma e por aqueles que estão a sua volta, respeitando as próprias escolhas e as que os outros fazem para si. SER é estar integrado com o TODO, e isto só é possível quando podemos nos distanciar para poder enxergar o outro e saber quem somos nós. Se estivermos muito próximos não é possível distinguir o que é de quem, gerando confusão. Uma pessoa confusa não consegue tomar decisões saudáveis para si. A Terapia vai ajudar nesse processo de identificação.

A abordagem Terapêutica PsicoCorporal trabalha com a análise da história de vida da pessoa, assim como, com exercícios específicos que ajudam a pessoa a confiar em si própria. O que ela fala não é tão importante, e sim o que o corpo revela. Sabe-se que o mais significativo é a forma como a pessoa se mostra – o tom da voz, o físico, a maneira como respira, os sintomas, a forma de fazer contato. Seu corpo tem muito mais informações do que sua fala. A mente, como o próprio nome diz: mente. E mente justamente porque ela não pode ser verdadeira consigo mesma. A essência foi negada. 

O diagrama exemplifica o caminho Terapêutico, cada camada é uma etapa a ser compreendida. Quanto mais a pessoa puder aprofundar no seu processo, mais próxima estará de sua essência:

RonilvadaI Camada: Aquilo que a pessoa apresenta ao mundo. A máscara que vai encobrir as camadas internas. É a mais forte, pois é com ela que a pessoa vai afastar o outro, para que ninguém se aproxime, a não ser que ela “confie” (a confiança terá seus critérios, não é uma entrega verdadeira).

II Camada: o corpo vai responder à primeira camada suportando e justificando o que o ego criou. A musculatura protege a pessoa de seus próprios sentimentos e sensações, estas deverão estar reprimidas, aquilo que a pessoa não ousa expressar.

III Camada: onde moram as emoções reprimidas.

IV Camada: o lugar mais verdadeiro do Ser Humano. É lá que se encontram os sentimentos de amar e de ser amado. Ter acesso a esta camada é fundamental para que a pessoa possa voltar a confiar em si mesma – Confiar na vida. A vida do corpo.

Fazer contato com a essência é ter a experiência de voltar para casa, após um longo período perdido na selva. Não existe lugar mais seguro que o próprio corpo, lugar onde vive nosso bem mais precioso: A VIDA.

 

Ronivalda Peron – Terapeuta PsicoCorporal - CBT (CRT-4566)

Contatos: 35 3521-0026 / 35 8882-2600

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar