Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Novos tempos, velhas obrigações

Novos tempos, velhas obrigações | postado em 04/05/2018

jose geraldo  

José Geraldo Gomes Filho            

CREF 000877 G/PB

Currículo

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UEPB.

Pós Graduado em Treinamento Desportivo – FIP.

Pós Graduado em Fisiologia do Exercício - FIP.

Autor do livro Treinamento Físico Aplicado à Ginástica coletiva 2018.

Membro do LABBS – Laboratório Body Science.

Membro do Grupo de pesquisa em Ginástica de Academia do Prof. André Fernandes.

Colaborador da Revista  Empresário Fitness & Health SP  - TOP FIEP 2014.

Consultor sobre Atividades Física do programa Itararé Esportes Canal 19.

Criador e Colaborador do Quadro Ser + Saudável da TV Itararé, afiliada da TV Cultura.

 Professor de diversos cursos  pelo Brasil.

 

 Novos tempos, velhas obrigações

   O American College colocou nas tendências 2018, a IMORTAL ginástica coletiva (treino em grupo) novamente no topo (que é maravilhoso), entretanto deve-se começar a analisar o que realmente tem que ser feito dentro das salas de ginástica, bem como o que está sendo oferecido. Estamos em época de internet e de receitas de bolo onde alunos aprendem exercícios, coreografias através de sites e questionam professores e pedem determinados tipos de aula, acreditando ser a mais eficiente para o objetivo que ele almeja.

      E você professor como vem se comportando com esses questionamentos?

     Saberá responder usando a ciência a seu favor?  Ou apenas aplica coreografias dentro da música 1, 2, 3,4... E que sua aula está suficiente para atender à nova demanda de clientes, então CUIDADO, comece a rever suas concepções sobre aulas coletivas, pois nos dias de hoje elas devem ser vendidas não só como entretenimento (isso é lazer), mas como um treinamento eficiente seguro e capaz de causar alterações fisiológicas, ao ponto de atender as necessidades dos praticantes e também fortalecer o trabalho vendido na recepção.

      O que preocupa é exatamente a ação de alguns (novos geralmente) professores em fazer com que os alunos apenas acertem A COREOGRAFIA (geralmente nas aulas de predominância aeróbica) esquecem-se de outros aspectos importantes na condução de uma aula e com isso acham que vem cumprindo bem seu papel e que é um bom professor, pois, toda a turma consegue acompanhá-lo e a sala está sempre cheia, para aos olhos de alguns gestores isso é ótimo, pois o dono da academia está ganhando dinheiro. (Proprietário não é sinônimo de Gestor)

    Diante desses e de outros motivos é que durante anos as aulas coletivas foram taxadas por outros segmentos da academia (E COM RAZÃO) de inúteis ou sem efeito significativo nenhum, por não apresentarem o mínimo de organização (objetivo, métodos, etc).

    O que mudou de lá pra cá? Se ainda muitos permanecem preocupados em apresentar coreografias bonitas, músicas atuais e ouvir alunos gritando (hurruuuuuuu !!!!!), além de professores com vozes poderosas (vamos lá 8,7,6,5.... Você consegue, etc), roupas da moda, aulas show, etc.

    Caso você ainda não se deu conta da importância das aulas coletivas dentro não apenas de uma sociedade como a nossa, fique atento poderá até está perdendo uma excelente oportunidade.

 

BEM VINDO A ERA DO CONHECIMENTO

        Estamos em uma época em que as mais diversas aulas dentro da modalidade coletiva (step, jump, spinning, ginástica localizada) estão com sua eficiência comprovada cientificamente por grupo de pesquisadores renomados, então. Temos tudo na mão para manter nossos alunos dentro da sala. Existem inúmeros meios de acessos a informações para a melhoria da eficiência dos nossos serviços, isso significa dizer que é necessário estudar e se atualizar sempre, buscando novos conhecimentos sobre nosso segmento e isso é de suma importância para quebrarmos aquela imagem que professor de ginástica só conta até 8, e que é um mero reprodutor de coreografias ou repetidor de movimentos. Mas, nós podemos e devemos mudar isso, e alguns já estão mudando, mas é um trabalho a longo prazo e já existem bons resultados e que precisa cada vez mais da união e profissionalismo de todos (novos e antigos professores) que querem uma educação física mais eficiente, nesse caso dentro das aulas coletivas. Sites, blogs, livros, congressos, palestras, etc além de tantos outros meios que possibilitam a todos um aumento de conhecimento significativo dos mais diversos segmentos, não só da nossa área, mais também das que nos cercam (fisioterapia, medicina, nutrição, etc).

      Citarei alguns itens de suma importância para gerar confiança ao seu aluno a respeito do seu trabalho e que não são diferenciais mais sim obrigações do professor, por isso dominar as aulas coletivas vão além das coreografias pare e analise em qual ponto você ainda pretende melhorar ou ainda não se deu conta da importância dele.

É obrigação do professor de aulas coletivas:

1.   Conhecer o aluno seus objetivos e restrições;

2.   Acompanhar sua evolução para que ele atinja o objetivo;

3.   Adaptar da melhor maneira possível o aluno a sua aula (individualizar dentro do coletivo) principalmente em casos de restrições, (dificuldades motoras, lesões, etc);

4.   Observar sempre a avaliação dos alunos é importante para comprovar a eficiência da aula;

5.  Dominar tecnicamente, pedagogicamente e cientificamente as modalidades que você ministra ou pretende ministrar;

6.   Utilizar os controles necessários dentro das aulas coletivas principalmente com os novatos, para maior segurança e eficiência;

7.   Você não é ator ou cantor saia do palco posicione-se nos mais diversos pontos da sala de aula vá até o aluno se necessário for;

8.  A coreografia é alegoria da aula (bacana, mas não obrigatório) você pode manter o aluno em treinamento com movimentos simples no caso das aulas de característica aeróbica;

9.  Sem planejamento as aulas se tornarão apenas aglomerados de pessoas alegres e felizes, ou seja o velho” OBA OBA” onde o aluno acha que treina e o professor ratifica. Alguns proprietários adoram, entretanto o mercado em breve exigirá mais que técnica;

 10.   Quanto mais cheia sua sala mais controlada deve ser, então não se preocupe em suas execuções (em treinar junto) e sim com os alunos. Eles que tem que treinar e não você.

 

Então pense bem, aulas de ginástica são só coreografias?

      As aulas coletivas são eficientes seguras e que geram resultados significativos sem dúvida nenhuma, cabe a nós professores aplicar de maneira consciente exercícios dentro das nossas aulas e a melhor maneira disso ser feito é estudando pois, só desse modo teremos profissionais cada vez mais qualificados para atender diversos tipos de alunos ao mesmo tempo. Saibam que CONHECIMENTO TEM PRAZO DE VALIDADE e que temos que interpretar as necessidades de cada um, promover saúde, prevenir doenças, contribuir sempre para uma vida saudável.

 

                                         “VIVA AS AULAS COLETIVAS EFICIENTES E SEGURAS”     

     jump                                                                                       

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar