Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Novembro mês da segurança aquática

Novembro mês da segurança aquática | postado em 08/11/2019

Cássio Calixto

CREF nº 019383-G/MG

  • Gestor Técnico e Administrativo da Raia Viva Academia em Passos/MG
  • 10 anos de experiência em atividades aquáticas em academia de Passos/MG e São Paulo/ SP
  • Graduação em Educação Física (Fesp-UEMG, 2011)
  • Pós- graduação em Fisiologia e Treinamento aplicado a atividades de clubes e academias (Gama Filho, 2014)
  • Certificação Metodologia Gustavo Borges (2013 e 2017)
  • Participação 4º e 11º Congresso Brasileiro de Natação Infantil (2011 e 2018)
  • Participação 10º Encontro Nacional de Técnicos de Natação

 

 

Novembro mês da segurança aquática

Afogamento é coisa séria! Às vezes nós pensamos que não acontece, mas acontece com tanta frequência que é um dos principais motivos de óbito, principalmente para crianças 1 a 4 anos. Segundo dados de 2017, os afogamentos representaram no Brasil a 2ª causa óbito de crianças entre 1 e 4 anos, a 3ª causa nas idades de 5 a 14 anos, a 4ª causa de 15 a 19 anos e foi apontado como a 6ª causa entre pessoas de 20 a 24 anos de idade. A cada 92 minutos 1 brasileiro morre afogado no Brasil, tendo 16 brasileiros morrendo afogados diariamente e a cada 2 dias uma criança morre afogada.

O afogamento é uma das doenças de maior impacto na saúde e na economia do mundo. Considerando o tempo de exposição, o afogamento tem 200 vezes mais risco de óbito que os acidentes de transporte e sua incidência é maior em regiões e países de baixo poder aquisitivo e renda per-capita. Na maioria das vezes, os números de afogamento são ainda muito subestimados, pois os dados sobre afogamentos são extraídos exclusivamente de atestados de óbitos, e nem todos possuem estas informações, mesmo em países desenvolvidos.

“Estas estatísticas são alarmantes, mas não devem ser motivo para ficarmos assustados, mas sim para estarmos cada vez mais atentos. Afogamento não é acidente, não acontece por acaso e precisamos ter em mente que a prevenção é e sempre vai ser o melhor caminho”, disse o profissional de Educação Física Cassio Calixto, coordenador da Raia Viva Academia. 

Sabendo que 44% dos afogamentos registrados ocorrem no período de verão, entre os meses de novembro e fevereiro, a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e o INATI (Instituto de Natação Infantil) utilizam o mês de Novembro para tratar, com mais ênfase, da segurança aquática.

“A segurança aquática é um tema frequentemente abordado nas aulas da Raia Viva Academia para que os nossos alunos estejam preparados para enfrentar situações de risco. Sempre preparamos aulas de roupa (para aumentar a resistência e dificultar o nado) e sem óculos (para que as crianças não se tornem dependentes deste artigo). Acreditamos que a natação é mais que um esporte, é um seguro de vida! Por isso nossa equipe veste a camisa e apoia esta causa”, disse Cássio Calixto.

1 

“Quando o assunto é segurança aquática, vale aquele velho ditado: melhor prevenir que remediar. Prevenção é a ferramenta mais eficaz na luta contra os afogamentos. É muito importante conscientizar toda a população que existem práticas bastante SIMPLES de prevenção que podem ser adotadas por todos para reduzir do risco de afogamentos”, acrescentou.

Para combater esse problema de forma simples, a Sobrasa indica 5 atitudes para ajudar na redução dos afogamentos: conheça seu risco pessoal de afogamento e previna-se, multiplicar a prevenção e compreender o problema de afogamento em sua região. Para piscinas, existem 5 cuidados principais que devem ser tomados, principalmente quanto tem criança na água, para garantir a piscina mais segura: atenção 100% na criança, ter sempre um guarda-vidas presente, saber agir em caso de urgência, cercar a piscina e usar ralos anti-sucção e meios de interrupção de bombas. 

“Todo o cuidado é pouco quando o assunto é afogamento. Devemos sempre prezar pela segurança, reconhecer nossos limites e estar sempre atentos com as crianças. Não podemos permitir que bons momentos se transformem em péssimas lembranças”, finalizou Cássio.

 

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar