Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

A prática do ciclismo como alternativa em tempos de distanciamento social

. | postado em 25/09/2020

jeanJean Lucas Rosa - CREF 035477-G/MG

Mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDRMA UEMG

Especialista em Treinamento de Força e Musculação e em Marketing e Redes Sociais

Bacharel em Educação Física

Sócio fundador da Movimente Consultoria Esportiva

Trabalha com Personal Trainer, Consultoria Esportiva e Ginástica Laboral

Facebook: facebook.com/movimentaf

Instagram: @movimenteaf

 

 

 

Vivemos tempos de mudanças extremas no comportamento e nas relações sociais. De uma hora para outra tudo ficou diferente e isso impactou profundamente nossas rotinas e estilo de vida.

Após as recomendações de distanciamento e isolamento social, muitas pessoas começaram a pensar em estratégias para manter uma rotina saudável, física e psicologicamente.

Devemos destacar a importância dos profissionais de Educação Física, que se desdobraram para propagar a importância de se manter uma rotina ativa, mesmo em tempos de pandemia. As tecnologias também possuem grande importância, fazendo com que continuássemos conectados.

Dentro desse cenário de mudanças constantes e extremamente rápidas, inúmeras pessoas descobriram ou reforçaram o prazer pelas bicicletas. Essas possibilitam que se mantenha fisicamente ativo e que se tenha contato com um ambiente diferente, com um nível de segurança aceitável, tendo em vista que é um equipamento de uso individual e utilizado ao ar livre, com certo distanciamento.

Prova disso foi o aumento exorbitante da venda de bicicletas. Como exemplo, no período de 15 de junho e 15 de julho, houve um aumento de 118% na demanda, em comparação com o mesmo período de 2019.

Esses resultados são bastante promissores, tendo em vista que o ciclismo é uma prática que contribui para a melhoria da saúde física, mental e social de seus praticantes, além de ser uma ótima e econômica opção de transporte. E isso é importantíssimo para encararmos esse momento histórico e inédito.

Estudos recentes mostram que indivíduos que optam por se deslocar em bicicletas são considerados os passageiros mais satisfeitos, em comparação com os demais meios de transportes passivos, como carro e ônibus. Optar por fazer determinado trajeto de bicicleta proporciona diversas sensações de bem-estar psicológico nas pessoas. Outras evidências mostram que existe um aumento considerável nos níveis de interação social desses praticantes.

Além disso, sabemos que os exercícios de intensidade moderada são mais prazerosos e estão associados a uma maior motivação para a aderência a longo prazo.

Considerando os efeitos negativos do distanciamento social e a importância de se lutar sempre contra o sedentarismo, o ciclismo se mostra como uma excelente estratégia. Além de ser uma atividade relativamente segura contra possíveis infecções, desde que tomadas todas as medidas de higiene e proteção, é muito eficaz na melhora da qualidade de vida e sensação de bem-estar e na redução do estresse e ansiedade dos praticantes, promovendo uma sociedade mais saudável e feliz.

 

REFERÊNCIAS

SALGADO, D. Vendas de bicicletas no Brasil registraram aumento de 118% em julho. Uol, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/colunas/pedala/2020/07/31/vendas-de-bicicletas-no-brasil-registraram-aumento-de-118-em-julho.htm. Acesso em: 25 set. 2020.

WILD, K.; WOODWARD, A. Why are cyclists the happiest commuters? Health, pleasure and the e-bike. Journal of Transport & Health, v. 14, 2019.

 

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar