A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER AS REFEIÇÕES À MESA

. | postado em 26/01/2021

5Takay Sousa 

Escola Culinária Gastronômica EGG online, SP.

Escola Vera Melo BH Churrasqueiro, Garçon
UNIASSELVI, Divinópolis.

Curso Básico Culinária.

Barman.

Decoração artística em frutas e saladas.

Decoração Clube Intendência Argentina

 

 

 

 

É muito comum nos lembrarmos da cena nas nossas casas, diante da correria do dia a dia, fazendo nossas sagradas refeições, de pé, em frente da TV, num cantinho da cozinha e por ai vai...pois é...será mesmo que isso nos faz bem?

3

O ato de nos alimentarmos é algo que envolve não somente uma necessidade fisiológica, mas principalmente deveria nos levar a algo mais sublime, que é a gratidão a Deus, por nos prover o alimento e fazer desse momento, que devemos estar calmos, focados e de preferência juntos dos nossos, um ato social. Por isso gostamos tanto de estar em um bom restaurante com amigos e familiares.

Pensando nisso, façamos uma outra reflexão. Porque nossas avós mencionavam a frase de que “comemos com os olhos”? Simples...realmente utilizamos vários dos nossos sentidos para nos alimentarmos. Começamos utilizando a visão, é um ato importante, pois nosso olhar vai detectar se estamos prestes a ingerir um alimento saudável, em condições adequadas de ingestão ou algo em processo de deteriorização que nos fará mal. Aliando à visão, imediatamente utilizamos o olfato...aí o olfato... o cheiro maravilhoso do tempero que nos remeterá a lembranças da infância, da comidinha da mamãe, da vovó, que servirão como um alento aos nossos corações. Daí, estamos prontos para iniciar a melhor etapa, a etapa da "degustação", o uso do nosso paladar é fabuloso, ele vai nos levar a viagens pelo mundo. Ele também será mais um dos nossos sentidos que nos garantirá a certeza, que estaremos ingerindo algo que nos fará bem, ou mal, mas principalmente atuará no nosso cérebro, em nossa área de prazer.

Por essas e outras muitas razões, precisamos repensar nossas atitudes em relação ao ato de comer.

Comecemos por estabelecer, que daqui pra frente vamos preparar a nossa mesa. Nossos pratos, talheres, guardanapos e copos, devem ser um carinho, um cuidado a ser observado para cada um dos membros, que teremos a honra de compartilhar o momento sagrado das refeições.

6

E a refeição que vai ser servida? Ah! Essa precisa realmente de toda a nossa dedicação, atenção e amor. É muito simples. Vamos servir uma macarronada. Normalmente, apesar de gostosa, na pressa dizemos assim, está pronto, vamos ao fogão para nos servirmos. Aí encontramos uma panela, com todos os restos dos ingredientes, que se escorreram enquanto preparavamos a refeição, o fogão ainda sujo e entre outros incômodos. Se a fome for grande, não dá pra reparar, mas do contrário, já são indícios de que aquele alimento é somente para nos mantermos vivos!

Ao contrário disso, prepare um prato com cuidado, rale um queijinho por cima, principalmente se você for mineiro! Decore com uma folhinha de manjericão e sente-se à mesa para degustá-la. Eu prometo, sua vida vai ser outra! Experimente, nem que seja nos finais de semana. Junte sua família para esse prazer, comentem sobre o que a vida lhes ensinou na semana que passou, comemorem sempre, porque a vida vae a pena!

8

Uma amiga dizia, que se essa prática se fizesse nos lares frequentemente, não precisariamos de tantos tratamentos psicológicos. Reflita! E boas e saudáveis refeições!

Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aceitar