Fitness metabólico é a nova tendência criada pela pandemia

. | postado em 15/03/2021

15 Março 2021  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

    

As pessoas querem ser saudáveis e veem na atividade física a melhor maneira de prevenção contra doenças

 

Finalmente as pessoas entenderam que realizar atividade física é uma maneira eficaz de blindar a saúde. Matrículas realizadas recentemente em academias da Ásia e Europa revelam o novo perfil dos alunos, são pessoas de idades variadas e que nunca cogitaram frequentar uma academia, mas que, no decorrer da pandemia notaram que cuidar do corpo significa longevidade, prevenção e bem-estar.

A pandemia global provocada pelo SARS-CoV-2 está ocasionando efeitos profundos na saúde e no bem-estar de toda sociedade. Até termos a maioria da nossa população vacinada, e com o vírus sendo transmitido rapidamente, governos e autoridades adotaram políticas de "bloqueio" e/ou vários níveis de restrição e isolamento social com o objetivo de diminuir a taxa de propagação da doença. Uma consequência imediata dessa estratégia, foram as mudanças marcantes nos nossos padrões das nossas vidas, e essas alterações na biologia circadiana trazem graves consequências cardiometabólicas.

Para reforçar a importância de se manter ativo, o estudo publicado recentemente na plataforma preprint MedRxiv, realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aponta que realizar 150 minutos semanais de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividades intensas reduz o risco de internação hospitalar pela Covid-19 em 34,3%.

"As reduções nos padrões de atividade física diária e o desequilíbrio energético, resultados dos períodos de isolamento, nos trazem desafios imensos, principalmente quando o assunto é a melhoria da saúde cardiometabólica (Fitness Metabólico), que, na minha percepção, passará a ser prioridade na vida das pessoas.  À medida que as academias no Brasil iniciaram o processo de reabertura, uma dúvida frequente dos consumidores era quanto à relação custo-benefício. E mais ainda, se seria seguro retomar as atividades físicas. Atualmente podemos afirmar, que de acordo com todos os protocolos exigidos, baseados nos pilares que incluem higienização, distanciamento social e uso de máscaras, nós alcançamos e conquistamos a confiança dos clientes", observa Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

O foco atual de todos é prevenir doenças, melhorar a mobilidade, o sistema cardiovascular, sentir-se mais disposto e ganhar massa muscular para proteger o corpo. O principal objetivo é ser saudável. Ao tomar a decisão de investir em atividade física, é necessário manter o foco, vibrar com o progresso diário, ter uma rotina alimentar balanceada; além de cuidar do corpo, cuidar da saúde mental, já que é possível conviver e trocar experiências com pessoas de várias idades, fazer amigos, realizar várias aulas, até encontrar a sua preferida.

Netto apresenta três razões, baseadas em evidências cientificas, pelas quais os exercícios são benéficos para o sistema imunológico e a saúde geral. Saiba quais sãos:

 

1. Atividade física regular proporciona a melhora na função imunológica

A literatura científica está repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para o reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para este propósito.

O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo:  aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza o fortalecimento do sistema imunológico vai proporcionar uma resposta mais eficaz contra qualquer quadro de infecção. 

 

2. Redução do estresse

Estresse é a combinação de sensações físicas, mentais e emocionais que resultam de variados estímulos de preocupações, medos, ansiedades, pressões psicológicas e fadiga física e/ou mental, que exigem uma adaptação e/ou produção de tensão. Existem evidências de que as atividades físicas proporcionam, a redução e o controle, sendo uma das maneiras mais eficazes de combater o estresse.

Pessoas com tendência à ansiedade e depressão são beneficiadas pela liberação de substâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. As endorfinas, aumentadas no organismo de quem pratica exercícios, ajudam na diminuição da hiperatividade e oferecem sensação de bem-estar e bom humor. Alguns benefícios psicológicos estão relacionados com um estilo de vida fisicamente ativo. A atividade física regular pode atuar efetivamente na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos bem como na promoção da saúde mental, através da melhoria do humor e do autoconceito, maior estabilidade emocional e autocontrole, maior autoeficácia, controle do estresse, melhoria da função intelectual.

 

3. A importância da atividade física na saúde metabólica

Um quadro de saúde metabólica deficiente está diretamente relacionado a um funcionamento não satisfatório do sistema imunológico, uma das razões pelas quais pessoas com doenças crônicas (como diabetes) correm maior risco de desenvolver e ter complicações diversas, incluindo infecções como gripe e coronavírus. Estudos também descobriram que pessoas com diabetes e glicose alta no sangue são mais suscetíveis à infecção, e pessoas com obesidade e diabetes têm maior supressão imunológica do que pessoas com obesidade, porém metabolicamente saudáveis.

As evidências também relacionam uma boa saúde metabólica e com níveis mais elevados de atividade física. Passar mais tempo ativo reduz as chances de síndrome metabólica, estando interligados os exercícios agudos e de longa duração com níveis mais baixos de glicose no sangue. Além disso, alguns estudos mostram que 30 minutos de exercícios moderados, como caminhar rapidamente, podem reduzir o risco de diabetes em 30%.

Fonte: FS Comunicação |  https://www.fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/1159/fitness-metabolico-e-a-nova-tendencia-criada-pela-pandemia

Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aceitar