Tive Covid, posso retomar meus exercícios físicos?

. | postado em 01/05/2021

30 Abril 2021  | Seção: Treinos  |  Categoria: Dica

O cardiologista Wilton Gomes falou sobre o assunto

Todos sabem que a prática de exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde. Mas se você teve covid-19, cuidados importantes devem ser tomados para um retorno seguro à sua rotina de exercícios. Isso porque existem evidências sólidas de que a doença causada pelo coronavírus pode afetar o sistema cardiovascular, mesmo nos casos mais leves.

O vírus pode comprometer o coração de várias maneiras: atacando diretamente as células cardíacas, induzindo inflamação do músculo cardíaco (chamada de miocardite) ou ainda comprometendo a circulação de sangue no próprio músculo do órgão (chamada de isquemia). Em alguns pacientes, estas alterações podem ocorrer com poucos ou nenhum sintoma. Porém, quando realizamos um exercício, exigimos mais do nosso coração. Ele precisa se contrair com mais vigor, o batimento cardíaco se acelera e a pressão arterial se adapta, tudo para que mais nutrientes e oxigênio sejam levados aos músculos. Esse estresse adicional em um órgão que sofreu um dano recente pode precipitar complicações, como arritmias, infarto e até mesmo um aumento no risco de morte súbita.

Pensando em orientar os médicos e a população sobre esta questão, a Sociedade Brasileira de Cardiologia formulou orientações para garantir a aptidão do paciente para o retorno das atividades e como este deve ser feito. A primeira recomendação é que todos os indivíduos que tiveram covid devam realizar uma consulta médica. Nesta avaliação, o profissional irá investigar qual foi a gravidade da infecção e a caracterizar a intensidade das rotinas de exercício do indivíduo, além de questionar sobre sintomas e buscar sinais de complicações no exame físico. A necessidade de exames complementares vai depender destes fatores, mas, em geral, pelo menos um eletrocardiograma é recomendado para a maioria.

Para os esportistas recreativos (aqueles que fazem atividades regulares até moderada intensidade, mas não participam de competições) e tiveram quadro leve de covid, podem retornar às atividades, desde que a avaliação médica seja normal. Para aqueles que tiveram covid moderado ou grave (como a necessidade de internação hospitalar e uso de oxigênio), recomenda-se uma investigação mais detalhada, que geralmente inclui a dosagem de marcadores de lesão do coração no sangue, realização do teste ergométrico e exames de imagem.

Em relação aos esportistas competitivos ou atletas (aqueles que participam de competições ou têm o esporte como profissão), estes devem ter uma avaliação ainda mais rigorosa. A maioria dos indivíduos deste grupo devem realizar exames complementares, como os citados acima, e devem ser reavaliados periodicamente.

Vale lembrar que todas as pessoas consideradas aptas para os exercícios devem aguardar pelo menos 14 dias sem sintomas da infecção e retomar os exercícios de modo gradual. Importante também recordar que as medidas de prevenção devem continuar mesmo para quem já teve covid, como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos durante as atividades!

Fonte: Gshow | https://www.fitestrong.com.br/secaodesktop/treinos/1262/tive-covid-posso-retomar-meus-exercicios-fisicos

Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aceitar