Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Especialista fala da importância da frequência na prática de exercícios físicos

. | postado em 04/01/2023

4 Janeiro 2023  | Seção: Treinos  |  Categoria: Dica

A prática de atividades físicas vem se tornando cada vez mais comum no dia a dia do brasileiro.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento na frequência de adultos com prática de atividade física no tempo livre equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, variando de 30,3%, em 2009, a 36,7% em 2021.

Apesar do aumento, muitos ainda não sabem a importância de manter a frequência na prática de exercícios físicos. É o que diz o Mestre em Ciências Médicas e Coordenador Técnico da Ayo Fitness Club, Júlio César. Boa parte das pessoas que começam em uma academia, fazendo exercícios em casa ou na rua, acabam diminuindo a frequência depois de um tempo, o que reduz sensivelmente os ganhos e retarda os resultados'', comenta.

A inconstância nos exercícios pode causar consequências negativas ao organismo, como a redução dos níveis de força, a queda de condicionamento e a perda muscular. "A duração ideal de atividade moderada é de 50 minutos por semana, no mínimo, ou de 75 minutos por semana de atividade vigorosa. Além disso, é fundamental praticar exercícios de fortalecimento (musculação) 2 a 3 vezes na semana. Para a musculação, o recomendado é um composto de 8 a 10 exercícios por sessão de treino, com uma quantidade de 1 a 3 séries de 6 a 12 repetições”, indica Júlio César.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, que enfatizam que todas as pessoas, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativas e que todo tipo de movimento conta. As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Manter uma frequência e intensidade de exercícios é necessário para promover benefícios significativos para a saúde, bem como para mitigar doenças em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Ter o hábito de praticar exercícios físicos pode ter vantagens como:

 

* Facilitar o controle do peso corporal;

* Melhorar a mobilidade e o controle da pressão arterial;

* Aumentar a resistência física e a força muscular;

* Aumentar a resistência à insulina;

* Controlar a densidade óssea;

* Melhorar a autoestima;

* Aliviar o estresse;

* Aumentar o bem-estar.

 

Fonte:  Capuchino | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/treinos/5477/especialista-fala-da-importancia-da-frequencia-na-pratica-de-exercicios-fisicos

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar