Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Exercício físico regular é arma para combater osteoporose

. | postado em 22/10/2022

20 Outubro 2022  | Seção: Treinos  |  Categoria: Dica

No dia do combate à osteoporose, especialistas enfatizam a importância da atividade física no tratamento e prevenção doença

 

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos do corpo fracos e predispostos a fraturas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade e, segundo estimativas da Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo), apenas 20% estão cientes que têm a doença.

O alto índice do desconhecimento da doença se deve ao fato da osteoporose ser uma enfermidade que não apresenta sintomas aparentes. "A osteoporose é uma doença silenciosa até que haja a primeira fratura”, afirma Eric Curi, ortopedista do hospital Albert Einstein. Uma vez diagnosticada, a doença não tem cura, mas é possível tratá-la para evitar sua evolução, e buscar formas de fortalecer os ossos é um dos caminhos para a qualidade de vida no convívio com a doença.

Para Curi, a atividade física é uma grande arma para prevenir e tratar a osteoporose, pois a resistência dos ossos é um fator que está ligado à atividade física. Os ossos, assim como os músculos, tendem a se tornar mais fortes e resistentes conforme são utilizados, obedecendo certos limites. "O fortalecimento muscular ajuda a estimular a formação óssea e evita que os ossos já fragilizados fiquem ainda mais frágeis”, afirma o ortopedista.

A prática do exercício físico regular é unanimidade entre profissionais da saúde para o tratamento da osteoporose, mas pessoas com a doença podem encontrar dificuldades na hora de fazer exercícios. Tais empecilhos estão relacionados a dores nas articulações, medo, insegurança e até fraqueza. Por isso, "iniciar a prática de exercícios com treinos de fácil execução é essencial para que a pessoa que sofre com a enfermidade ganhe confiança nos treinos e consiga inserir a prática em sua rotina”, afirma Bruno Silva, fisiologista da Smart Fit.

 

Osteoporose exige cuidados especiais para a prática da atividade física

Ao mesmo tempo que a prática do exercício físico é essencial no tratamento da doença, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de se exercitar. Bruno Silva afirma que é recomendado evitar exercícios de impacto, exercícios pliométricos, movimentos que causem pressão ao solo, como por exemplo, flexão de braços e joelhos, prancha isométrica e atividades que utilizam cargas excessivas durante a execução. "Dependendo do estágio da osteoporose, podem acontecer fraturas graves”, enfatiza.

Antes de dar início a qualquer programa de exercícios para Osteoporose, é necessário realizar alguns exames como medição de densidade óssea e avaliação de aptidão. Além de enfatizar que toda atividade física da população osteoporótica deve ser supervisionada, o ortopedista Eric Curi ainda ressalta que os cuidados ultrapassam o ambiente das academias. "Além do metabolismo do cálcio e da vitamina D estarem sempre adequados, é necessário minimizar o risco de quedas. Prestar atenção nos tapetes de casa, pets e seus brinquedos e calçados abertos na parte de trás é essencial. A queda clássica de quem sofre de osteoporose ocorre na ida ao banheiro durante a noite”.

Fisiologista da Smart Fit, Bruno Silva indica um treino especial para quem sofre de osteoporose. Confira:

 

Parte Inicial - Aeróbico e Alongamento

Caminhada esteira aproximadamente 10 minutos

Alongamento de posterior - 3x 20 segs.

Alongamento de quadríceps - 3x 20 segs.

Alongamento de pescoço cada lado - 3x 20 segs.

Alongamento de peitoral - 3x 20 segs.

 

Parte Principal - Treino Resistido

Elevação pélvica - 3x 15 rep.

Agachamento isométrico - 3x 20 segs.

Tríceps testa - 3x 15 rep.

Remada curvada fechada - 3x 15 rep.

Rosca direta com halter - 3x 15 rep.

Elevação frontal - 3x 15 rep.

Abdominal curto - 3x 15 rep.

 

Sobre a Smart Fit

Democratizar o acesso à atividade física de alto padrão sempre foi o propósito da Smart Fit desde a abertura de sua primeira unidade, em 2009. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em maio de 2022, o número de clientes ativos chegou a 3,3 milhões em 1090 unidades da rede. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 13 países. Conheça mais sobre a Smart Fit em: www.smartfit.com

 

Fonte: BR Com | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/treinos/4337/exercicio-fisico-regular-e-arma-para-combater-osteoporose

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar