Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Carnaval com saúde e segurança: como evitar riscos durante as festas

. | postado em 14/02/2023

14 Fevereiro 2023  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos

Especialista aponta as melhores formas de cuidar da saúde durante a época mais festiva do ano

 

Com o Carnaval se aproximando, é importante que as pessoas estejam cientes dos cuidados com a saúde durante os dias de folia. De blocos a desfiles, é fácil se deixar levar pelo clima de descontração, mas é crucial manter hábitos saudáveis para evitar doenças e problemas de saúde.

O consumo excessivo de álcool é uma das principais preocupações durante essa época. Além de prejudicar a saúde, ele também pode colocar a sua segurança e dos demais em risco por conta de exageros.

Segundo o Dr. Érico Oliveira, clínico geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a recomendação é que os festeiros não bebam, mas caso aconteça, que seja com moderação, mantendo-se hidratado, alternando com água e outras bebidas não alcoólicas, além de alimentar-se corretamente.

"É fundamental cuidar da alimentação durante o Carnaval. As festividades envolvem frequentemente comidas gordurosas e pouco nutritivas, mas é preciso incluir frutas, verduras e proteínas na dieta para manter a saúde. Também é imprescindível beber muita água para manter o corpo hidratado e evitar desidratação, especialmente em ambientes quentes e agitados”, completa.

A violência relacionada ao consumo de álcool é um problema recorrente nas folias. Muitas pessoas exageram na bebida e acabam se tornando violentas, causando transtornos e até mesmo ferimentos aos demais.

"Busque ajuda das autoridades do local para evitar um cenário de risco. Não tente lidar com a situação sozinho, pois pode ser perigoso tanto para você quanto para outras pessoas. É fundamental lembrar que a segurança de todos deve ser prioridade e que é possível aproveitar o Carnaval sem prejudicar a si mesmo e aos outros”.

Dr. Érico Oliveira enfatiza a importância de proteger-se contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). "Use preservativos em todas as relações sexuais. Converse com parceiros sobre o uso de proteção mais adequado para vocês, se é camisinha feminina ou masculina. Não compartilhe seringas e siga as recomendações de profissionais da saúde. Além disso, é importante fazer check-ups regulares para que possa detectar precocemente qualquer infecção e iniciar o tratamento imediatamente, caso necessário”, esclarece Dr. Oliveira.

A aproximação física e o compartilhamento de bebidas entre os foliões podem, da mesma forma, aumentar o risco de contrair a doença do beijo, conhecida como mononucleose infecciosa.

"Evite compartilhar objetos de uso bucal ou pessoal, como copos e talheres, pratique boa higiene oral e lave as mãos regularmente. Em caso de sintomas, como febre, mal-estar, dores de cabeça e de garganta e fadiga procure atendimento médico imediatamente para evitar a disseminação da doença", reforça o médico.

 

Sua pele também merece cuidados

A exposição prolongada ao sol pode causar danos à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo aumentar o risco de doenças de pele, por isso, o médico destaca a importância do uso do protetor solar de amplo espectro e a sua reaplicação ao longo do dia.

Quando se trata de aplicar glitters e tintas na pele, Dr. Érico salienta ser indispensável escolher produtos de qualidade, verificar a sua validade e testá-los antes de aplicá-los no corpo, pois alguns podem conter substâncias alergênicas e irritantes. "Evite aplicar esses produtos na área dos olhos e da boca, e lave bem a pele após o uso. Busque sempre por produtos testados dermatologicamente e oftalmologicamente. Esses cuidados básicos garantirão maior tranquilidade durante as festas”, explica.

Por fim, é importante, também, levar em consideração os calçados para garantir conforto e segurança durante a folia. "Escolher sapatos confortáveis, que não machuquem os pés, é essencial para evitar lesões e desconfortos. Também é recomendável levar calçados extras para alternar durante o dia”, afirma.

Outro aspecto relevante é o cuidado ao utilizar banheiros químicos. Dr. Érico Oliveira recomenda sempre tomar medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão antes e depois do uso, e evitar o contato com superfícies contaminadas, sempre lembrando de estar de tênis ou sandálias na cabine.

Em resumo, seguir as recomendações de cuidado com a saúde durante o Carnaval é sempre a melhor opção para garantir uma folia saudável e segura para todos.

 

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Em 2022, completou 125 anos oferecendo aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International(JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 4,7 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país, o Hospital tem capacidade total instalada de 806 leitos, sendo 583 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. A Instituição foi reconhecida pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar no setor de saúde, na categoria de Hospitais, e no terceiro setor com destaque em Gestão Saudável. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Conteúdo Net | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/5550/carnaval-com-saude-e-seguranca-como-evitar-riscos-durante-as-festas

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar