Compartilhando conhecimento

Afinal, comer batata doce engorda ou emagrece?

. | postado em 26/05/2021

25 Maio 2021  | Seção: Nutrição  |  Categoria: Alimentos

Rico em carboidratos, o tubérculo pode ser usado tanto em dietas para ganho de massa muscular como de emagrecimento

 

A batata doce é muito consumida por frequentadores de academias e praticantes de atividades físicas por fornecer energia ao organismo, já que seu nutriente principal são os carboidratos.

No entanto, a batata doce por si só não engorda ou emagrece. Isso irá depender da dieta como um todo e do nível de atividades físicas realizadas. Para emagrecer, é preciso existir o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se consome.

Assim como todos os alimentos, a batata doce deve ser consumida com moderação, de acordo com os objetivos e necessidades individuais de energia e nutrientes. Para isso, é importante buscar um nutricionista que crie um plano alimentar para ajudá-lo a alcançar os resultados de modo mais eficiente.

 

Como usar a batata doce para emagrecer

A batata doce é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso pode ser usada por quem quer emagrecer. Para alcançar este objetivo, a batata doce deve ser consumida com a casca, pois é a parte do alimento mais rica em fibras.

Outra dica é consumi-la acompanhada de outros alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, pois isso aumenta o volume da refeição e diminui a quantidade de calorias ingeridas.

Além disso, o modo de preparo é fundamental, pois influencia diretamente na quantidade de calorias. Para quem deseja emagrecer, o mais indicado é preparar a batata doce cozida ou assada e nunca frita, uma vez que os óleos usados para a fritura são altamente calóricos.

De modo geral, não existe uma quantidade padrão de batata doce que deve ser consumida para emagrecer, pois isso varia de pessoa para pessoa e de acordo o nível de atividade física, peso e altura.

 

Como usar a batata doce para ganhar massa muscular

Como fonte de carboidratos, consumir batata doce melhora o desempenho nos treinos e portanto, ajuda no ganho de massa muscular. Mas é importante saber que esse processo depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.

De modo geral, é importante consumir alimentos com carboidratos e proteínas em uma frequência de 3 a 6 refeições por dia. A proporção ideal desses nutrientes é de 4:1, ou seja, é preciso ingerir 4 vezes mais a quantidade em gramas do carboidrato em relação a proteína quando o objetivo é construir massa muscular.

Para isso, caso sejam consumidas 200 gramas de batata doce, significa que estão sendo ingeridas 40 gramas de carboidratos, portanto, é indicado consumir 10 gramas de proteína na mesma refeição, que pode ser obtida, por exemplo, com 2 ovos.

 

Benefícios da batata doce

Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para a saúde e imunidade, devido a sua composição de vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio.

 

Fonte: Metrópoles | https://www.fitestrong.com.br/secaodesktop/nutricao/1314/afinal-comer-batata-doce-engorda-ou-emagrece

Pagamento
Tecnologia

© 2021 - +Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aceitar