Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Beta-alanina e bicarbonato de sódio retardam a fadiga muscular

. | postado em 07/12/2021

7 Dezembro 2021  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dica

Suplementos reduzem a acidez na musculatura de atletas. Nutricionista Cris Perroni explica

Várias estratégias são utilizadas com o objetivo de retardar a fadiga muscular e manter o atleta por mais tempo na prática esportiva. A fadiga muscular pode ocorrer por várias causas:

 

* Déficit de energia;

* Depleção do glicogênio muscular e hepático;

* Desidratação;

* Elevação da temperatura corporal;

 

Mudança no equilíbrio ácido-base pela maior produção de íons de hidrogênio no músculo e no sangue.

Em atividades de alta intensidade e curta duração, exercícios intermitentes como futebol e sprints de corrida, o aumento da acidez muscular é um dos maiores causadores de fadiga muscular.

Beta-alanina e bicarbonato de sódio são dois suplementos utilizados com ação de tamponar os íons de hidrogênio (H+).

 

Beta-alanina:

É um aminoácido não essencial. A ingestão de beta-alanina aumenta as concentrações intramusculares de Carnosina, que leva a maior resistência à fadiga, aumento da força muscular e redução das espécies reativas de oxigênio.

A Carnosina está em maior concentração nas fibras musculares de contração rápida (tipo II), portanto sua maior ação acontece em atividades de alta intensidade e curta duração.

Dose recomendada: 3,2 a 6g/dia, divididas em várias "tomadas" ao dia (800 a 1600 mg/ dose, doses de 800mg são mais toleradas) para evitar o efeito colateral de parestesia (coceira/ formigamento).

 

Bicarbonato de sódio:

Diversos estudos têm mostrado que a ingestão de bicarbonato de sódio aumenta a concentração extracelular de íons bicarbonato, elevando o pH sanguíneo, tamponando a acidez das células musculares, retardando a fadiga e acelerando a recuperação muscular.

Dose de recomendada: 0,3g de bicarbonato/ kg de peso, uma a duas horas antes da atividade. Podem ser divididas em duas a três doses, até 30 minutos antes do exercício. Pode ser utilizado com água ou suco de fruta. Atenção aos efeitos colaterais como desconforto gástrico, diarreia, distensão abdominal e eructação.

 

Fonte:  Eu Atleta | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/1723/beta-alanina-e-bicarbonato-de-sodio-retardam-a-fadiga-muscular

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar