Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Como evitar lesões durante a prática do beach tennis?

. | postado em 08/12/2022

7 Dezembro 2022  | Seção: Saúde  |  Categoria: Dica

Ortopedista separou três dicas que vão ajudar os praticantes da modalidade

 

O beach tennis vem se consolidando e ganhando espaço no país. De acordo com a Federação Internacional de Tênis (ITF), houve um aumento de 12% no número de brasileiros praticantes do esporte, entre janeiro e abril de 2022. Atividade com baixa exigência de condicionamento físico e democrático, podendo ser praticada por todas as idades e pessoas, as lesões causadas pelo beach tennis tendem a acometer mais os membros superiores (ombro, cotovelo e punho).

De acordo com o ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo e sócio da Clínica Larc, Dr. Layron Alves antes de iniciar qualquer atividade física é preciso passar por uma avaliação.

"No caso do beach tennis, por ser um esporte de fácil aprendizagem, as pessoas acreditam que não é necessário fazer essa análise. Porém, é imprescindível identificar as condições musculoesqueléticas”, comenta o especialista.

Se o corpo não estiver preparado para essa prática, a pessoa pode ter uma lesão, como a tendinopatia. Também conhecida como "Ombro de Tenista”, esse é um problema que atinge o tendão, sendo a mais comum a tendinite do ombro, que ocorre em função do uso excessivo (ombro e do cotovelo) ou à movimentação errada destas estruturas.

O impacto a cada salto e os arranques para alcançar a bola também podem desencadear patologias como epicondilites (inflamação dos tendões do cotovelo), bursites, síndrome do impacto e até mesmo entorses de tornozelo e joelho.

Como ninguém está imune de se machucar, o Dr. Layron Alves destaca três cuidados que podem reduzir as chances de lesão:

 

- Comece com a ajuda de um professor: a prática do beach tennis exige o conhecimento de técnicas de batida e movimentos do quadril, portanto, se você está iniciando no esporte, a presença de um professor é indispensável. Ele vai te orientar em relação aos movimentos e corrigir possíveis vícios.

- Equipamento adequado: o uso de equipamentos inadequados é uma das principais causas de lesão no cotovelo e no punho. Procure por raquetes de boa qualidade e com peso adequado para a prática do esporte.

- Fortalecimento e mobilidade: é necessário fortalecer os braços e os ombros, especialmente na área do manguito rotador, para prevenir lesões por movimentos repetitivos. Trabalhe também a mobilidade articular, pois isso irá ajudar na execução dos movimentos.

 

O ortopedista ainda alerta que estalos ou qualquer outro sintoma nas articulações e tecidos, de forma isolada, devem ser observados e se persistirem um médico deverá ser consultado. Se constatada uma lesão, o tratamento poderá ser feito com repouso e fisioterapia indicados pelo especialista.

Sobre o especialista: Dr. Layron Alves é ortopedista e especialista em tratamento de doenças crônicas degenerativas e em cirurgia do ombro e cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). O especialista é preceptor efetivo da residência médica do Hospital Ipiranga SP e membro do grupo de cirurgia do ombro e cotovelo da Faculdade de Medicina do ABC. Instagram: @drlayronalves

Fonte: Medellin | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/saude/4428/como-evitar-lesoes-durante-a-pratica-do-beach-tennis

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar