Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Natação no inverno faz mal à saúde?

Natação no inverno faz mal à saúde? | postado em 22/07/2019

cassio

Cássio Calixto

CREF nº 019383-G/MG

  • Gestor Técnico e Administrativo da Raia Viva Academia em Passos/MG
  • 10 anos de experiência em atividades aquáticas em academia de Passos/MG e São Paulo/ SP;
  • Graduação em Educação Física (Fesp-UEMG, 2011)
  • Pós- graduação em Fisiologia e Treinamento aplicado a atividades de clubes e academias (Gama Filho, 2014)
  • Certificação Metodologia Gustavo Borges (2013 e 2017)
  • Participação 4º e 11º Congresso Brasileiro de Natação Infantil (2011 e 2018)
  • Participação 10º Encontro Nacional de Técnicos de Natação

 

Natação no inverno faz mal à saúde?

Durante o período de inverno, muitos alunos deixam de frequentar as aulas de natação, principalmente as crianças. Mas afinal, fazer natação no período do inverno faz mal à saúde? É sempre muito importante buscar a opinião de especialistas e saber quais as melhores ações a serem tomadas, então, para esclarecer a essa dúvida bastante comum entre alunos e pais, consultamos o Dr. André Luiz Silva, pediatra na Clínica Previmune.  O Dr. André explica que a natação, assim como qualquer outra atividade aeróbica, comprovadamente, atua de forma benéfica nos mecanismos de regulação do sistema imune da criança e também de adultos e é um benefício que deve ser mantido, até mesmo no inverno. Não se justifica só pelo fato do inverno, restringir algo que traz benefício à criança. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a prática de atividade física no inverno é um fator importante no aumento da imunidade, segundo o pediatra, atividade física regular (seja ela natação, vôlei, futebol, ou qualquer prática aeróbica para a criança) que é compatível com a faixa etária, o crescimento e o desenvolvimento da criança, é benéfica. Inclusive, para cada faixa etária há o tempo e o intervalo semanal recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria para a manutenção da atividade regular e contínua para crianças.

dr e cassio

Outro questionamento é se a criança deve ou não fazer a pausa nas atividades físicas quando está submetida a algum tipo de tratamento e utilizando medicamentos. O profissional da saúde avisa que vai depender da patologia, do tempo do tratamento, do estado geral e da repercussão do quadro na criança. É prudente que se tenha bom senso na indicação ou não do repouso durante o tratamento, o que depende, sobretudo, do diagnóstico. Ainda conforme informou o médico, não há relatos na literatura relacionados a doenças respiratórias com a natação no inverno. O resultado observado é justamente o oposto: considerando que a natação é uma atividade física aeróbica benéfica, podemos afirmar que atua como agente protetor de doenças respiratórias. Importante ressaltar que a atividade física deve ser estimulada e recomendada para a criança assim como a dieta adequada e equilibrada, a vacinação, entre outras medidas de prevenção e promoção de saúde.

 

Então, qualquer época do ano é tempo para as crianças usarem as piscinas, seja para se divertir, como agora nas férias, seja para praticar a natação. Mas fique atento: procure um local com profissionais capacitados para que esta não seja uma ação que traga prejuízos à saúde da criança.

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar