UNESCO PEDE QUE PAÍSES INVISTAM EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DO COVID-19

. | postado em 30/03/2021

UNESCO PEDE QUE PAÍSES INVISTAM EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DO COVID-19

Agência da ONU especializada em educação considera a atividade física escolar uma das prioridades para a saúde física e mental dos jovens

 

por Impulsiona, 29/03/2021

 

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lançou um material defendendo que a Educação Física de qualidade pode – e deve – ser uma ferramenta poderosa na proteção e recuperação dos jovens durante a pandemia do coronavírus.

Segundo o estudo, a atividade física pode colaborar tanto com a prevenção dos danos, já que pessoas obesas apresentam quadros de saúde mais graves, quanto com a recuperação dos infectados, nos aspectos físicos e emocionais.

“A Educação Física de qualidade é uma ação de baixo custo e alto impacto, que reduz os gastos com saúde e melhora o aprendizado e a resiliência dos jovens”, conta Gabriela Ramos, Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO. “A participação em Educação Física de qualidade pode reduzir a obesidade em 30%, aumentar os resultados acadêmicos em 40%, e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30%, principalmente em meninas”, explica ela.

O material defende que o chamado “novo normal” só será possível com práticas de inclusão e resiliência, e que o esporte contribui para ambos.

“A inatividade física pode ser considerada uma pandemia paralela, contribuindo para a morte prematura de cinco milhões de pessoas por ano”, afirma o artigo da UNESCO.

 

Educação Física x Educação Física de qualidade

No material da UNESCO, existe uma distinção entre Educação Física e Educação Física de qualidade. Enquanto a primeira se limita aos aspectos do corpo e movimento, a segunda enxerga nas atividades físicas uma forma de desenvolver não só a saúde, mas também as habilidades sociais e emocionais dos jovens. Isso precisa ser feito de forma intencional pelos professores, considerando questões das aulas como frequência, diversidade dos esportes, inclusão e valores positivos.

 

Os benefícios de investir na Educação Física de qualidade

Políticas públicas de promoção da atividade física, segundo a UNESCO, podem trazer grandes benefícios, entre eles:

– aumento da expectativa e qualidade de vida

– incentivo aos jovens para serem cidadãos responsáveis e ativos

– desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios do século XXI

– redução dos riscos de doenças cardíacas, câncer e diabetes

– redução dos custos com a saúde da população

– melhores possibilidades profissionais em função da vida ativa

– aumento do rendimento acadêmico

– familiares ativos tendem a ter filhos ativos e famílias mais saudáveis

 

Já os prejuízos de não se investir em Educação Física de qualidade…

– 3,2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo

– responsável por 6% das mortes no planeta

– crianças só passam de 2% a 3% do tempo ativas nas escolas

– causa mais mortes do que o cigarro

 

E como está a situação nas escolas do mundo todo?

– 97% dos países têm aulas obrigatórias de Educação Física

– Mas…. 20% não tem um currículo oficial da disciplina

– Em 54% dos países, a disciplina da Educação Física parece ter menos importância do que as demais

– E somente 53% dos países têm professores de Educação Física devidamente formados.

Fonte: https://impulsiona.org.br/unesco-covid-19/

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