Você usa os Indicadores de Desempenho na sua Academia, Clínica ou Estúdio?
Fala Mestre | postado em 06/01/2017
ANDRÉ BERZOTI
Curriculum
Graduado em Educação Física
Especialista em Fisiologia do Exercício
Especialista em Exercício, Obesidade e Emagrecimento.
Consultor de Academias
Diretor da Consult Fit – Empresa de Consultoria para Academias, Clínicas e Estúdios
Você usa os Indicadores de Desempenho na sua Academia, Clínica ou Estúdio?
Os indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc. Então os indicadores são uma ferramenta indispensável para a gestão da sua academia/clínica.
Pode-se dizer que os indicadores ajudam o gestor em duas funções básicas: a primeira é descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento, e a segunda é de caráter valorativo que consiste em analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas.
Sendo assim, os objetivos dos indicadores são:
• Mensurar os resultados e gerir o desempenho;
• Embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão;
• Contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
• Facilitar o planejamento e o controle do desempenho;
• Viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.
Como usar estes indicadores na sua academia ou clínica?
• Índice de Rotatividade: Mostra a sazonalidade do seu negócio e as curvas de crescimento.
Também informa se você pode estar tendo problemas na entrega do seu produto, ou seja, atendimento (problemas técnicos).
Indicadores dos Consultores Vendas (Recepção): O que você deve analisar na recepção da sua academia ou clínica, ou seja, o desempenho dos consultores:
Diariamente
• Visitação
• Vendas
• ICV1 e ICV2 - Índice de Conversão de Vendas
Semanalmente
• Vendas Geral
• Vendas por Consultor
• Renovação Geral Equipe
• Renovação por Consultor
Mensalmente
• Receitas
• Despesas
• Investimentos
• ICV - Índice de Conversão de Vendas
• ICR - Índice de Conversão de Renovação
• IR - Índice de Rotatividade
• Ticket Médio
Na Sala de Ginástica
• Participações: Relação de todas as aulas que aconteceram nas últimas 4 semanas agrupadas e organizadas pelo numero de participações (do maior para o menor).
• Metas: Relação de todas as aulas que aconteceram nas últimas 4 semanas agrupadas e organizadas pelo índice alcançado da meta (do maior para o menor).
• Ocupações: Relação de todas as aulas que aconteceram nas últimas 4 semanas agrupadas e organizadas pelo índice alcançado da ocupação (do maior para o menor).
Na musculação
A ferramenta que deve ser utilizada para controle dos clientes na musculação é o Fluxograma, que nos trará dados importantes para distribuirmos os horários dos professores, contratar novos profissionais, ou até mesmo realizar um desligamento e remanejamento de horários.
A ferramenta que deve ser utilizada para controle dos clientes na musculação é o Fluxograma, que nos trará dados importantes para distribuirmos os horários dos professores, contratar novos profissionais, ou até mesmo realizar um desligamento e remanejamento de horários.
Os dados que esta ferramenta pode lhe oferecer desde que alimentada corretamente são:
• Total de Alunos por dia
• Média de Alunos por semana
• Total de Alunos por Horário
• Média de Alunos por Horário
Como você pode ver, existem várias maneiras de usar os indicadores de desempenho na sua academia ou clínica. Agora que você já conhece alguns, e quais devem monitorar, basta criar as estratégias adequadas melhorar não somente o desempenho da academia ou clínica, mais de todos os colaboradores de todos os setores.