Compartilhando conhecimento

Qual é o horário certo para tomar os suplementos?

. | postado em 07/05/2021

6 Maio 2021  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Suplementos

   

Para aproveitar ao máximo o que cada suplemento oferece, veja os momentos certos de fazer o consumo deles

 

Com a pandemia, cresceu o interesse pelos suplementos. Pois, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde. E saber como aproveitá-los ao máximo também é importante não só para fazer valer o investimento, mas para garantir seus benefícios.

Whey Protein: Produzido a partir da proteína leite, o suplemento é uma opção prática para atingir as doses diárias de proteína recomendadas na dieta a fim de garantir a recuperação muscular e de outros tecidos do corpo. "De maneira geral, no caso de praticantes de exercícios físicos, quanto maior a intensidade e o tempo da atividade física praticada, maior será a demanda pelo nutriente", fala Dra. Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition. A quantidade a ser consumida deve ser calculada por um nutricionista de forma individualizada.

Quando consumir: Assim como qualquer outro suplemento proteico, o whey protein pode ser consumido a qualquer momento - pela manhã, como lanche entre as refeições, no pós-treino, antes de dormir ou conforme orientação do nutricionista. O importante é fazer uma distribuição uniforme de proteína ao longo do dia, conforme mostra uma revisão de estudos publicada no The Journal of Nutrition. O trabalho mostra que o consumo fracionado favorece a síntese proteica em até 25% quando comparado com indivíduos que consumiram a mesma quantidade apenas em um período do dia.

Glutamina: Segundo Dra. Carolina, trata-se do aminoácido mais abundante no corpo humano e que possui várias funções no organismo. Entre elas, participa da formação da proteína necessária para reparar tecidos diversos, inclusive, os músculos. Também promove o transporte de amônia e nitrogênio entre os tecidos, mantém o equilíbrio entre ácido/básico, além de contribuir para a absorção dos nutrientes e servir como fonte energética para as células do sistema imune se multiplicarem.

Quando consumir: Alguns estudos, como o que foi realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e publicado pela revista Nutrition, mostram que o suplemento de glutamina é interessante para ser consumido logo após treinamentos intensos e longos, quando seus níveis no sangue ficariam mais baixos. Dessa maneira, impediria um impacto na imunidade causado pelo desgaste físico, deixando o atleta menos exposto a infecções oportunistas.

Ômega-3: Considerado uma gordura saudável, o ômega-3 está envolvido com importantes funções do organismo, entre elas, a redução de inflamações, a melhora dos níveis de triglicérides e da regulação da pressão arterial. Também contribui para o bom funcionamento do cérebro e da visão, além de participar da produção de hormônios e ajudar a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias e, consequentemente, as doenças cardíacas e o AVC.

Quando consumir: "Para ser melhor absorvido, esse suplemento deve ser consumido junto com as refeições que tenham outras fontes de gordura. Isso porque enzimas do pâncreas serão ativadas para realizar a digestão, aproveitando melhor o ômega-3", orienta a nutricionista.

Cálcio: Trata-se do mineral que existe em maior abundância no nosso organismo, sendo que 99% dele está depositado nos ossos e dentes e apenas 1% livre na circulação. Esse micronutriente é responsável por participar de diversas funções no corpo, como a contração muscular, a coagulação do sangue, a liberação de hormônios, a passagem de substâncias pela membrana celular e também a transmissão nervosa.

Quando consumir: O cálcio precisa estar associado com o consumo de vitamina D, - que é 90% sintetizada através da ação dos raios ultravioleta na pele - e também ao magnésio para ser bem absorvido e fixado nos ossos. Por isso, é importante que a composição do suplemento combine esses três elementos. "Para os suplementos a base de cálcio, o importante é consumi-los longe das refeições ricas em ferro, um bom momento é no café da manhã.", ensina Dra. Carolina.

Fonte: Terra |   https://www.fitestrong.com.br/secaodesktop/colunas-e-artigos/1275/qual-e-o-horario-certo-para-tomar-os-suplementos

Pagamento
Tecnologia

© 2021 - +Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aceitar