Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Como a musculação pode ajudar a correr uma meia maratona?

. | postado em 10/12/2021

10 Dezembro 2021  | Seção: Esportes  |  Categoria: Corrida

A musculação, que também é conhecida como treino de força, fortalece os músculos e melhora a performance do corredor. Entenda o motivo.

 

Já vamos iniciar com uma resposta para que não fiquem dúvidas na cabeça dos nossos leitores! A musculação, ou melhor dizendo, os trabalhos de força fazem um bem danado para os corredores e ponto final.

Vale destacar que nossos músculos não sabem qual modalidade esportiva estamos praticando, a única informação que ele registra é que foi feito um esforço e ele precisa se preparar, ou melhor, gerar adaptações através da síntese proteica, para nos ajudar a fugir ou correr atrás do nosso alimento, como na pré-história, para caçar o seu alimento.

Logo, não existe essa história de trabalhar os músculos para corrida, na verdade o trabalho de força é feito para ficar mais bem preparado para uma corrida de forma harmoniosa e continuar correndo no seu ritmo, no seu Pace e ser feliz.

Levando em consideração a importância dessa capacidade física, faremos abaixo um resumo dos principais meios para se trabalhar a força na corrida de rua.

 

Porque devo melhorar meu nível de força?

A força é determinante para fazermos qualquer movimento, até mesmo levantar e sentar em uma confortável poltrona. Músculo forte evita sobrecarga das articulações, as tão temidas dores nos joelhos, e até possíveis lesões.

De acordo com o especialista em corrida, Ronaldo Dias, é muito comum os alunos procurarem várias justificativas para não frequentar as salas de musculação.

Mas você deve estar se perguntando sobre o fato da maioria dos corredores serem magros e muitas vezes até baixinhos. Isso não seria sinônimo de pouca força?

Os melhores corredores do mundo, por exemplo, são pequenos e magrinhos, mas não significa que são fracos. A força deve ser relativa, ou seja, proporcional a sua massa, afinal a relação está justamente no deslocamento do seu corpo/peso por um determinado percurso. Logo, um corredor que pesa 50kg, consegue levantar em um agachamento, exercício muito comum na academia, quase três vezes o seu peso. Em resumo, ele levanta num trabalho de força e potência mais de 100kg facilmente.

Então, quando ele sai para correr, consegue facilmente se deslocar com mais velocidade do ponto A ao ponto B.

Lógico que a maior parte dos treinamentos são dedicados à corrida nos diferentes métodos e meios, mas o trabalho de força também é controlado e dado a devida atenção.

Mesmo assim, vem sempre mais uma pergunta que é quase uma justificativa: "eu não faço trabalho de força, mas corro bem pra caramba". A resposta é bem simples: você poderia correr muito melhor.

 

O que é a musculação?

É o meio mais utilizado e mais seguro para melhorar o nível de força de um praticante de atividade física. Ela é a base, mas não é uma modalidade esportiva. É utilizada como preparação física ou melhora no condicionamento físico, te deixando com os marcadores bioquímicos em dia, melhorando seu nível de força e proporcionando o bem-estar no seu cotidiano.

 

Por que a musculação é um dos meios mais seguros?

Os aparelhos são desenvolvidos para acompanhar a angulação dos movimentos, com ajustes que seguem a biomecânica, além de possibilitar os ajustes necessários para que todos possam realizar com segurança.

Outro ponto é que conseguimos controlar com mais facilidade e segurança a progressão de carga de maneira simples, ou seja, após duas semanas fazendo o supino com 10kg, na próxima semana você já pode aumentar em 10% e ir para 11kg, lógico tudo de acordo com seu objetivo e sempre com orientação de um profissional de educação física.

 

Por que os corredores não gostam muito de musculação?

Segundo nosso especialista em corrida, o Professor Ronaldo Dias, uma das explicações é em função do fato das pessoas começarem a praticar a corrida correndo ao ar livre. Não dá para comparar a paisagem de um parque ou mesmo das ruas com a paisagem de uma academia, estamos cansados de ficar em lugares fechados, fazemos isso desde a escola, em seguida em casa e depois no trabalho, que são lugares que não temos muitas escolhas. Já na corrida, essa é nossa opção e por isso nos adaptamos mais rápido.

 

Outro ponto é que na musculação o corredor não sai do lugar!

 

Tem outra forma de melhorar a força?

Você pode investir também no treino funcional, muito praticado atualmente, embora no atletismo esse tipo de treino já é realizado a muitos anos, por ter uma dinâmica diferente, onde utiliza o peso corporal e alguns pesos adaptados sem as máquinas comuns da academia. Essa atividade intercala pequenas corridas com trabalho de força, o que ajuda bastante o corredor a melhorar seu nível de força de forma divertida e bem próximo da sua atividade principal, que é a corrida.

 

Trabalhos de Rampa

Já conversamos no início do nosso texto que não existe treinar musculação para corrida, mas existem exercícios que te ajudam a fazer o trabalho de força e ao mesmo tempo ficar na mecânica de movimento da corrida. As rampas são um prato cheio para unir o útil ao agradável, pois é possível correr e ainda fazer um bom trabalho de força específica para corredores.

A questão que fica é como quantificar a intensidade e a inclinação da rampa, pois esses dois fatores são determinantes para a progressão de carga e para saber se a rampa está atendendo as expectativas.

O ideal é primeiro manter o padrão para esse tipo de treino, pois só assim poderemos controlar a evolução. O segundo é a relação distância x tempo.

O professor Ronaldo Dias recomenda que a rampa tenha de 20º a 30º graus de elevação, porque assim possibilita ao atleta a fazer o treino em maior velocidade para os tiros, por exemplo de 100m na rampa. "Depois vamos acompanhando a evolução dos alunos com o tempo percorrido para subir cada rampa nos mais diferentes períodos de treino", explica ele.

 

Por que os treinos de força incomodam tanto?

Sempre que fazemos um determinado movimento, recrutamos predominantemente algumas fibras musculares para fazerem essa função, e para isso existe um grau de excitabilidade da fibra, que tem uma relação com o esforço que fazemos: quanto mais forte é o esforço, maior será esse recrutamento de unidades motoras. Assim, para recrutarmos as fibras de contração rápida, responsáveis pelo aumento no nível de força ou correr mais rápido, o estímulo precisa ser mais intenso.

A intensidade gera muito desconforto e falta de ar, em especial com quem ainda não está adaptado para realizar esse tipo de treino, muito comum na corrida durante o treino intervalado.

Mas com esse desconforto também vem as adaptações necessárias para a sua melhora, não tem jeito se não incomodar não melhora. 

Quer aprender como melhorar sua corrida, conquistar resultados duradouros e diminuir as chances de lesões?!

Agora você pode treinar com a metodologia do Professor Ronaldo Dias com a parceria do ON RUN!

Matricule-se agora mesmo no curso Corrida não é só correr e aproveite as condições exclusivas de lançamento.

 

Fonte: A Cidade ON | https://fitestrong.com.br/secaodesktop/esportes/1732/como-a-musculacao-pode-ajudar-a-correr-uma-meia-maratona

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar