Mais Educa Eventos

Compartilhando conhecimento

Olimpíadas Especiais Brasil organizam Jogos Inclusivos Indígenas em Pesqueira (PE)

. | postado em 13/09/2022

9 Setembro 2022  | Seção: Esportes  |  Categoria: Dica

Competição reunirá pessoas com e sem deficiência e será a abertura dos Jogos Escolares da Comunidade Indígena Xukuru do Ororubá

 

Em parceria com o Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá (COPIXO) e a Comissão Organizadora dos Jogos Indígenas Escolares do povo Xukuru do Ororubá, as Olimpíadas Especiais Brasil organização internacional com 35 anos no Brasil, promovendo o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte realizarão, no dia 14 de setembro, os Jogos Unificados Indígenas Xukuru do Ororubá, no município de Pesqueira, em Pernambuco.

O evento reunirá as três maiores escolas indígenas da comunidade - Escola Estadual Indígena Intermediária Monsenhor Olímpio Torres - Indígena Milson e Nilson, da Aldeia Vila de Cimbres; Escola Estadual Indígena Santa Rita - Indígena Memby, da Aldeia Pé de Serra dos Nogueiras e; Escola Estadual Indígena Ororubá, da Aldeia Cana Brava -, além de uma convidada, a Escola Municipal Professor José Marcelino Xavier, e será a abertura dos Jogos Escolares da Comunidade Indígena Xukuru do Ororubá, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, na Aldeia Vila de Cimbres.

A competição adotará a metodologia de Esporte Unificado, portanto, os 50 alunos com deficiência competirão junto com os outros 50 alunos sem deficiência, mostrando o verdadeiro valor da inclusão no esporte, nas seguintes modalidades: tiro com arco, arremesso de lança, zarabatana, cabo de guerra, revezamento de maracá, corrida de 50 metros rasos e arremesso de pelota.

 

Aproximação das Olimpíadas Especiais Brasil

Os Xukurus do Ororubá são a maior comunidade indígena de Pernambuco, totalizando 12.000 pessoas em seu território, segundo o último recenseamento. A aproximação das Olimpíadas Especiais Brasil à comunidade ocorreu por meio do Programa Escolas Unificadas - voltado para tornar o ambiente escolar um local acolhedor e inclusivo para crianças e jovens com e sem deficiência intelectual, já em desenvolvimento no município de Pesqueira.

Outra cidade pernambucana, Arcoverde, cerca de 40 quilômetros de Pesqueira, também adota o Programa Escolas Unificadas em sua rede de ensino e teve escolas selecionadas para participar da primeira edição do livro "Escolas Unificadas: Faça parte dessa história, lançado em maio. A publicação traz expressões artísticas e textuais de alunos com e sem deficiência sobre sua relação com o programa, isolamento social durante a pandemia, a saudade da escola e dos colegas.

 

SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

 

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

 

Embaixadores

A Special Olympics conta, em nível local e global com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB contam com nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

 

Fonte: Coletiva Comunicação |  https://fitestrong.com.br/secaodesktop/esportes/4260/olimpiadas-especiais-brasil-organizam-jogos-inclusivos-indigenas-em-pesqueira-pe

Pagamento
Tecnologia

© 2016 - 2024. Mais Educa Eventos. CNPJ: 34.297.114/0001-67. Todos os direitos reservados.

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar